A loja da Oi, recém-inaugurada na avenida Getúlio Vargas, foi arrombada na madrugada desta quarta-feira (31). O gerente Moisés Santana, afirmou para reportagem do Acorda Cidade que, os bandidos levaram cerca de 12 aparelhos causando um prejuízo em torno de R$ 15 mil.
O gerente informou ainda que o vidro da loja, inaugurada há menos de um mês, foi quebrado e que entre os aparelhos levados estavam IPhone e Samsung Galaxy.
Ele orienta as pessoas a não comprarem celulares sem nota fiscal e com custo baixo, e denunciar a venda a polícia, caso encontre alguém tentando comercializar os aparelhos.
A jovem Roqueline Pinheiro de Jesus, 27 anos, residente na rua General Cordeiro de Farias , bairro da Rua Nova, foi baleada com um tiro na barriga no dia de ontem (30). Segundo familiares, a jovem foi atingida com o tiro quando estava na porta da residência. Ela foi socorrida para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).
Outras ocorrências
José Antonio Ferreira da Silva Santos, 20 anos, residente no condomínio Cordeirópolis, bairro da Mangabeira, foi baleado na perna esquerda. De acordo com informações, o jovem estava no Parque Brasil quando foi atingido por tiro deflagrado por um desconhecido.
O adolescente Reny Sandro Nascimento de Jesus, 16 anos, foi baleado no braço direito e deu entrada na emergência do HGCA. De acordo com populares, o fato ocorreu próximo da residência da vítima, no bairro Irmã Dulce. O autor do disparo não teve o nome revelado.
Policiais do Pelotão de Especialidade Em Táticas Especiais (PETO), da 66ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sob o comando do soldado Brito com apoio dos soldados Rafael Costa; Pedro e Ferraz prenderam nesta tarde (30), Maylan Pereira da Silva, 21 anos. Com ele os militares apreenderam 10 Kg de maconha prensada e 100 gramas de cocaína.
O Soldado, Brito afirmou para reportagem que a guarnição do PETO fazia ronda normal pelo bairro Conceição II e ao passar pela rua Rio Verde percebeu uma movimentação estranha na frente da residência de numero 380 (casa do acusado), quando um menor de idade entrou ligeiramente na casa, após ver a viatura.
“Imediatamente nos aproximamos e ao chegarmos aos fundos da residência, flagramos Maylan pesando uma parte da droga que estava no interior de uma mochila. Depois encontramos outra parte no interior da casa, além dos 100 gramas de cocaína”, contou o soldado Brito.
O acusado foi conduzido para Delegacia de Tóxicos Entorpecentes (DTE) e autuado em flagrante por tráfico de drogas.
Na noite de segunda-feira (29), no Conjunto Feira IX quatro jovens foram baleados durante um tiroteio entre criminosos. as vitima foram identificadas como: Uemerson Daltro Conceição, baleado no braço; Danilo da Paz Carvalho, 20 anos, com um tiro nas costas; um adolescente infrator de 17 anos e um adolescente de 15 anos, ambos moradores do Expansão do Conjunto Feira IX.
Todos foram socorridos para o Hospital geral Cleriston Andrade (HGCA), onde foram medicados e submetidos a cirurgias. O tiroteio deve ser investigado pelo Serviço de Investigação da 2ª Delegacia, que tem o comando do delegado Madson Sampaio.
O jovem Ubiracir Pimenta Cardoso, 27 anos, que residia no distrito de Humildes foi assassinado com tiro na testa, por dois homens que estavam montados em uma motocicleta na noite de segunda-feira, quando se encontrava nas proximidades de sua casa.
Segundo a polícia, Ubiracir conversava com amigos, quando foi surpreendido pelos motoqueiros, onde o carona sacou a arma da cintura e deflagrou um tiro acertando no meio da testa da vitima. Ubiracir ainda foi socorrido para o Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA), mas não resistiu.
O crime será investigado pelo Serviço de Investigação da Delegacia de Homicídio (DH), que tem o comando da delegada Milena Calmon .
Policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Tóxicos Entorpecentes (DTE), sob o comando do delegado Alexandre Narita prenderam no final da manhã de hoje (30), por volta de 11 horas, a dona de casa, Isabel Santos Soares, 61 anos, residente no bairro Cidade Nova.
Com ela os policiais encontraram 5 Kg de maconha, durante a prisão, os policiais também conduziram Valdomiro Rodrigues Soares, companheiro da mesma. Os policiais afirmaram ainda que, ela que é acusada de traficar drogas no bairro.
O delegado Alexandre Narita afirmou para reportagem que a DTE recebeu denuncias anônimas, informando que Isabel estava traficando drogas no interior de sua residência. “Como a mesma já tinha sido presa pelo mesmo crime, no ano passado, juntamente com seu filho Nem Escadinha, onde o mesmo foi condenado a 8 anos de prisão, sendo que, ela recebeu alvará de soltura e o filho continua foragido”.
Narita contou ainda que, “recebemos inúmeras denuncias informando que, desde quando dona Isabel saiu da prisão, continuou traficando drogas no interior de sua casa, ai resolvemos solicitar um mandado de busca e apreensão na casa da mesma, nesta manhã seguimos para o local e conseguimos apreender um saco de maconha contendo aproximadamente 5 quilos de maconha”, explicou o delegado.
A DEFESA
Na delegacia, a dona de casa, Isabel Soares afirmou que um traficante, teria pedido para a mesma guardar a droga em sua casa e em troca daria a quantia de R$ 500,00. “Eu não posso revelar, o nome do traficante, se não ele me mata, então é melhor eu presa do que morta. Na verdade, eu estava precisando, de pagar o advogado que me tirou da outra vez, ai resolvi aceitar esse serviço, de guarda a droga e receber os quinhentos reais, mas a polícia me prendeu, agora nem dinheiro e nem a droga e não vou falar quem é o traficante”. Alegou Isabel.
A dona de casa Isabel também estava com uma prisão preventiva decretada pela Justiça de Feira de Santana. Ela foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e nesta tarde, a mesma ainda vai ser encaminhada para o Conjunto Penal de Feira de Santana.
No inicio da tarde de ontem (29), por volta de 14 horas, o adolescenteRogério dos Santos Porto, 17 anos, morreu no Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA), após ser baleado com três tiros no tórax e no pescoço.
Familiares da vitima afirmaram para reportagem do Polícia é Viola, que na noite de domingo (29), quatro homens desconhecidos invadiram sua residência, localizada no Povoado de São Cristovão, no município de São Gonçalo dos Campos e dispararam vários tiros em todos os cômodos da casa.
“Eles entraram e através de aparelhos celulares, os mesmos ficaram clareando e procurando Rogério, quando encontrou deflagraram os tiros acertando nele e depois começaram a deflagrar tiros aleatoriamente, onde acertou de raspão na perna da Irmã da vitima de 15 anos e ainda espancaram o pai”, afirmou um familiar da vitima que não quis ser identificado.
Rogério ainda foi socorrido, mas não resistiu. A Polícia Civil de São Gonçalo estava investigando se o crime tem legação com o tráfico de drogas (devido a maneira que invadiram a residência) ou por roubo de motocicletas, já que na região, o numero de roubo de motos aumentaram.
Na manhã do último domingo (28), doispresos fugiram da carceragem da delegacia da cidade de Jequié, localizada a 358 Km de Salvador.
Segundo informações da delegacia da região, os detentos José Itavam Peixoto e Jossemias Santos Peixoto quebraram o cadeado de uma das celas da ala que foi interditada após a última rebelião, cavaram um buraco e fugiram da carceragem.
A fuga aconteceu por volta das 12 horas no momento em que os presos estavam no pátio para o banho de sol. Buscas estão sendo realizadas na região, mas até o momento nenhum dos suspeitos foi encontrado.
As informações são do Correio.
Os chineses Chou Owencheg e Chen Gongzho, proprietários das mercadorias contrabandeados, de origem chinesa, apreendidas, por policiais civis, na última quinta-feira (25), em um galpão, localizado na avenida Transnordestina, no bairro Campo Limpo, foram presos no início da tarde de ontem (29). Um dos chineses foi preso pelo crime de corrupção ativa e o outro foi encaminhado a Polícia Federal, por estar irregular no país, ou seja, sem passaporte.
Segundo informações do promotor da Procuradoria Regional Especializada ao Combate a Crime Econômico e Sonegação Fiscal, Everardo Yunes, o crime aconteceu no momento em que o mesmo, em companhia do coordenador Regional de Polícia, Delegado Ricardo Brito, e agentes da Secretaria da Fazenda, realizava auditoria das mercadorias apreendidas.
“O Dr. Ricardo disse para o chinês me oferecer, o que ofereceu a ele, porque eu sou promotor. Um dos chineses que chamou no canto e me perguntou quanto de dinheiro eu gostaria para liberar a mercadoria que estaria avaliada em mais de três ou quatro milhões de reais. Eu poderia receber uma quantia mensal, para isso bastava pagar uma multa e liberar a mercadoria. Eu ainda fui bem claro, isso o que. E gravei no celular a oferta dele”, contou.
Ainda de acordo com o promotor, a gravação será encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica. Durante a gravação, o chinês afirma que existem dois containers de mercadorias no Porto de Aratu para seguir para Feira de Santana.
A APRENSÃO
Policiais do Serviço de Investigação da 1ª Coordenadoria da Polícia Civil do Interior, sob o comando do coordenador Ricardo Brito estouraram, na noite de quinta-feira (25), um galpão de produtos contrabandeados, localizado na Avenida Trans-Nordestina, no bairro Campo Limpo. As mercadorias originadas da China estão avaliadas em mais de 30 Milhões de Reais.
O coordenador Ricardo Brito contou para reportagem que, a investigação para descoberta do galpão foi iniciada há dois meses. “Na noite de ontem (quinta-feira), demos inicio a operação e conseguimos apreender toda essa mercadoria. No dia de hoje já se encontra presente no galpão, peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e fiscais da Receita Federal”.
Na operação os policiais prenderam no local dois chinês que ficavam responsáveis pelo galpão, eles foram identificados como: Chen Gonzgzho, 33 anos e Zhu Zim, 30. Eles foram conduzidos para o Complexo Policial Investigador Bandeira. Ricardo contou ainda que, os contrabandistas abasteciam Vitória da Conquista, Santo Antonio de Jesus, Alagoinhas e principalmente Feira de Santana, além de outros municípios.
Policiais militares e investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), elucidaram no dia de ontem (29), o latrocínio que vitimou o idoso Anacleto Araújo da Silva, 75 anos, na manhã do último dia 24. O crime ocorreu na rua Bertulina Carneiro, no bairro Sobradinho.
As policias prenderam quatro pessoas envolvidas no latrocínio. Elas foram identificadas como: Wesley Barcelar dos Santos, conhecido como “Ua”, 18 anos, morador do Conjunto Viveiros; Emerson de Jesus Santos, o Guelo, Guelo, 18, Jardim Cruzeiro; Yuri Silva de Araújo, 20, Viveiros e Josuelton Cassiano de Freitas, 22, Viveiros.
O delegado Andre Ribeiro, titular da DRFR e responsável pelas investigações do latrocínio afirmou que, primeiro uma guarnição da Polícia Militar prendeu Wesley, Yuri e Josuelton, acusados de participação no crime. Com o trio, os militares recuperaram a arma e a motocicleta, ambos usados no latrocínio.
“Sendo que, a arma foi encontrada na casa de Josuelton e a motocicleta em poder de Wesley e Yuri. Os três foram conduzidos para delegacia, onde a delegada plantonista deu o flagrante de possi ilegal de arma em Josuelton. Depois de o S I da DRFR localizou Emerson e o conduziu para delegacia”.
Confesso
Na delegacia, Ua e GueloGuelo confessaram o crime e afirmaram que só atirou por que a vitima reagiu com uma faca. “Eles contaram que, Gueloguelo estava pilotando a motocicleta e Ua na garupa, e seguiram para assaltarem os transeuntes (pessoas andando pelas ruas). Contaram ainda que escolheram a vitima por que, o mesmo era idoso”, afirmou Ribeiro.
O delegado contou ainda que já solicitasse a prisão preventiva de Emerson, sob acusação de participação no latrocínio. Sendo que, o mesmo não pode pedir a prisão de Wesley, já que ele completou 18 anos, hoje (ontem) e no dia (24) do crime, ele era menor de idade, ou seja, tinha 17 anos.
ASSALTOS
O delegado afirmou ainda para reportagem que Wesley, Emerson, Yuri e um homem de prenome Carlinhos são acusados de cometerem vários assaltos na cidade, roubando motocicletas e veículos, além de vários transeuntes. Na delegacia, os criminosos ainda confessaram outros crimes, que realizaram nos últimos dias.
Os policiais solicitam para as pessoas que foram vitima desses criminosos que compareçam na delegacia para realizarem ao alto reconhecimento.
Weslei contou que a intenção era apenas cometer o assalto, mas a vitima reagiu e o mesmo deflagrou um tiro para assustar-lo. “Não tinha nenhuma intenção de matar o coroa, ele puxou a faca e dei um tiro para que ele não ferisse agente, mas, o tiro agarrou nele”.
Josueltou contou que é trabalhador e está fazendo uma reforma em sua casa, com isso, a mesma está sem a porta dos fundos, qual facilitou para que eles (Ua, Emerson e Yuri guardasse a arma dentro da sua casa.
A PRISÃO DA PM
Dois homens foram conduzidos a delegacia, por uma guarnição do Pelotão Especial moto centro da 64ª CIPM, acusados, de praticarem assaltos no conjunto Expansão do Feira IX em Feira de Santana.
Segundo informações dos militares, populares constantemente estavam informando da ação delituosa da dupla no conjunto, bem como suas características. No final da manhã desta segunda-feira (29), a guarnição foi acionada, e ao chegarem ao conjunto receberam a informação de que os acusados, haviam se deslocado para o conjunto Viveiros.
O soldado PM Rodrigo Rosa, disse que a guarnição da PM seguiu até o conjunto Viveiros e ao chegarem no local indicado, pelas características identificaram os dois jovens andando pelo conjunto em companhia de duas crianças, Yure Silva de Araújo de 20 anos, foragido da justiça e Ueslei Barcelar dos Santos, que completou hoje 18 anos de idade.
Ao serem abordados uma das crianças disse que um dos jovens havia deixado uma arma na casa de Josuelton Casseano de Freiras, de 22 anos.
“Deslocamos até a residência de Josuelton e lá, encontramos o revolver de calibre 32, com dois cartuchos intactos,” informou.
Todos foram apresentados a delegacia, além da arma, uma certa quantia em dinheiro, duas chaves de veículos e uma moto,todos .
A COVARDIA
Na manhã da última quarta-feira (24), o idoso Anacleto Araújo da Silva, 75 anos foi covardemente assassinado durante um assalto, ocorrido na rua Bertulina Carneiro, no bairro Sobradinho, nas proximidades do Conjunto JJ Lopes de Brito.
Segundo a polícia, a vitima estava acompanhada com o amigo, onde seguiam para o ponto de ônibus para pegar o transporte, quando dois criminosos montados em uma motocicleta de dados ignorados se aproximaram e anunciaram o assalto. Sendo que, o idoso reagiu puxando uma faca da cintura e os bandidos deflagraram um tiro e fugiram.
O amigo da vitima contou para reportagem que, “a gente ia pegar o ônibus, para irmos ao trabalho, ai eles vieram numa moto preta e falaram, é um assalto, quando o ladrão puxou o revolver, Anacleto puxou a faca e ai eu só vi ele cair, no momento fiquei sem alma”, explicou o amigo.
O major da Polícia Militar da Bahia, César Oliveira Castro, e maistrês brasileiros receberam o título de melhores atiradores standard de tiro prático do mundo.
O evento esportivo que reuniu 400 atletas das mais diversas naçõesfoi realizado no início de outubro, no Panamerican Handgun Championship de IPSC, no Club Paraguayo Tiro Practico, localizadoem Assunção, no Paraguai.
Entre as nações participantes estavam a Bolívia, Chile, África do Sul,Colômbia, Equador, Venezuela, Uruguai, Republica Tcheca, Aruba,entre outras.
Participando de competições de tiro em diversos países emcampeonatos sul-americanos e pan-americanos, o major Césarintegra a Delegação Brasileira de Tiro desde 95. Durante essesanos, o oficial já acumulou um total de seis títulos internacionais, 14títulos brasileiros e 38 regionais. “Já participei de competições commais 1500 atiradores de 96 países. Se destacar nesse contexto nãoé fácil, eu consegui, tenho orgulho disso”, enfatizou.
E não para por ai, novos desafios, como a participação nasOlimpíadas de 2016, já está nos planos do militar. “Meu maior sonhoé representar a Polícia Militar e meu país numa Olimpíada, por issoestou saindo de uma divisão de arma que tem como base a pistola epartindo para espingarda. Vou começar do zero, mas estou prontopara recomeçar”, declarou.
Para aqueles que desejam seguir a carreira, o mestre resume numasó palavra: treinamento. Pois, além de ter uma base técnica,equipamento especializado é imprescindível treinamento. “Se vocênão treina, não será um bom atirador”, explicou.
Há 24 anos na Corporação, o major Cesar Castro, atualmentecomanda a 82ª Companhia Independente da Policia Militar, localizadano Centro Administrativo da Bahia (CAB) – Paralela.
As informaçõessãoes da PM-BA.
Policiais Rodoviários Federais do Posto de Divisa Alegreapreenderam na tarde de sábado 4 Kg de pasta base de cocaína e 1 Kg de cocaína pura em um ônibus interestadual.
A ação ocorreu durante operação de combate ao tráfico de drogas desencadeada no Km 932 da BR 116, município de Encruzilhada. Aoabordar um ônibus que fazia a linha São Paulo/SP X Parnaíba/PE ospoliciais encontraram a droga em uma mochila sem identificação.
Como não foi possível localizar o proprietário das drogas todos ospassageiros foram encaminhados juntamente com o material apreendido à Polícia Judiciária de Cândido Sales.