Contador
Em cima da hora:
UPE abre inscrições para cursos de idiomas e informática nesta segunda
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Vídeo que mostra guarda agredindo cidadão nada tem a ver com Feira de Santana, diz secretário


    30.04.2019 20h15m
    Recomendar
    Vídeo que mostra guarda agredindo cidadão nada tem a ver com Feira de Santana, diz secretário

    Um vídeo postado em redes sociais sobre agressão física por parte de prováveis guardas municipais, contra um suposto feirante, não se refere a Feira de Santana, diferentemente do que vem sendo divulgado.

    A situação acontece dentro de um mercado, mas não se sabe em qual cidade. "Esclarecemos porque algumas pessoas estão disseminando o vídeo na internet e relacionando o fato, por desinformação ou mesmo maldade, à Guarda Municipal de Feira", informa o secretário de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), Pablo Roberto.

    "Não adotamos esse tipo de abordagem. Nossa Guarda é treinada para respeitar as pessoas e jamais cometer agressão física. São servidores públicos orientados a defender a sua integridade, é claro, mas jamais agredir", diz o secretário.

    Fonte: Secom
     



  • Policial militar presta seu último serviço em grandes eventos à PM na Micareta de Feira

    Natural de Feira de Santana, o sargento PM Álvaro Farias irá completar, 30 anos de serviço à PMBA no dia 12 de julho deste ano, período em que dará entrada na sua reserva remunerada.
    30.04.2019 20h09m
    Recomendar
    Policial militar presta seu último serviço em grandes eventos à PM na Micareta de Feira
    Foto Divulgação


    Durante o trabalho de campo da equipe de comunicação da PMBA na Micareta de Feira, algo inusitado aconteceu. Um sargento pediu para expressar seu sentimento de gratidão à Polícia Militar da Bahia e relata que veio prestar o último serviço em festa popular para sua corporação e a comunidade na cidade em que nasceu.


    Natural de Feira de Santana, o sargento PM Álvaro Farias irá completar, 30 anos de serviço à PMBA no dia 12 de julho deste ano, período em que dará entrada na sua reserva remunerada.

    Assessoria de comunicação: o senhor pode fazer um breve relato da história do sargento Álvaro na Corporação?


    Sgt PM Álvaro: Ingressei na PM no ano de 1992, me encontro no excepcional comportamento, durante minha trajetória tenho procurado exercer a função da polícia comunitária cidadã.


    Assessoria: O que é ser policial militar?


    Sgt PM Álvaro: Sinto-me orgulhoso, principalmente agora, em deixar meu legado. Onde realizo a segurança, juntamente com meus colegas no destacamento de Abaíra. Ganhamos o prêmio por desempenho policial, durante 05 anos seguidos. Colocamos o município entre os primeiros na redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Fazemos a diferença para a população que atendemos, isso é o mais importante para um profissional policial-militar.


    Assessoria: Conte um momento de emoção ou gratidão nessa trajetória?


    Sgt PM Álvaro: O reconhecimento da minha instituição em indicar-me à condecoração da Medalha do Mérito Marechal Argolo, solenidade que ocorreu no dia 30 de abril em Salvador, na Vila Militar do Bonfim. Muita honra para mim e minha família que me ajudaram nesta caminhada, sou verdadeiramente honrado e muito grato.


    Assessoria: Qual foi seu sentimento ao entrar pela última vez na avenida, prestando o serviço de segurança pública, na maior festa popular do interior da Bahia?


    Sgt PM Álvaro: Meu olhar foi muito mais de paz e tranquilidade, procurei passar aos meus comandados e ao público que atendemos que a PM vive um momento diferente, evoluímos muito nos últimos anos. Tenho muito apreço pela filosofia do nosso comandante geral, coronel Anselmo Brandão, somos verdadeiramente uma PM cidadã na corrente do bem, é uma obrigação nossa passar essa mensagem ao público através das nossas ações.

     

    Assessoria: Qual mensagem o senhor deixa para os novos policiais que ingressaram há pouco na PM e atuaram com o senhor nesse serviço?


    Sgt PM Álvaro: que busquem se espelhar nos bons exemplos e mantenham a paz diante da sociedade, não ajam com truculência. Sabemos que iríamos encontrar pessoas alcoolizadas, muitas vezes exaltadas, e por estarmos sóbrios e no dever de manter a ordem, trabalhamos para garantir a paz e a segurança de todos.


    Assessoria: Mensagem final.


    Sgt PM Álvaro: Tenham paz, que Deus abençoe nossos companheiros, dos mais antigos aos mais novos, mesmo sabendo que somos perseguidos pela criminalidade, somos a lei. Já passei por árduas experiências, fui até sequestrado, mas estou aqui, Deus é conosco!
     



  • Mais um suspeito morre em confronto coma PM em Feira de Santana

    Segundo informações da PM, a guarnição do PETO fazia ronda pelo bairro Nova Esperança e ao passar pela Rua Feijó, avistaram um grupo de homens suspeito e quando os policiais se aproximaram foram recebidos a tiros. Os militares reagiram e no confronto, Bruno foi baleado e socorrido, mas não resistiu
    30.04.2019 10h48m
    Recomendar
    Mais um suspeito morre em confronto coma PM em Feira de Santana

    Bruno de Jesus Almeida, 23 anos morreu na tarde de segunda-feira (29-04-19), por volta das 16h30, na emergência do Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA), após trocar tiros com policiais do Pelotão de Especialidade em Táticas Operacionais (PETO) Duas Rodas da 65ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

    Segundo informações da PM, a guarnição do PETO fazia ronda pelo bairro Nova Esperança e ao passar pela Rua Feijó, avistaram um grupo de homens suspeito e quando os policiais se aproximaram foram recebidos a tiros. Os militares reagiram e no confronto, Bruno foi baleado e socorrido, mas não resistiu, enquanto os outros fugiram.

    Durante a operação no Nova Esperança os policiais apreenderam um revólver calibre 32, com um cartucho intacto e três estojos, 43 buchas de maconha, 30 dolões de maconha, 2 cigarros do mesmo entorpecente, 7 petecas de cocaína, 2 petecas de crack, 118 pedras de crack, uma balança de precisão, um papel com anotações, celular e materiais para preparar e embalar os entorpecentes.


    Todo o material apreendido foi apresentado na Central de Flagrantes do Complexo de Delegacias do Sobradinho.



  • Reconhecimento Facial resulta nas prisões de 33 pessoas na Micareta de Feira


    29.04.2019 20h02m
    Recomendar
    Reconhecimento Facial resulta nas prisões de 33 pessoas na Micareta de Feira
    Foto Divulgação

    Implantado pela primeira vez na Micareta de Feira de Santana, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública resultou nas prisões de 33 criminosos durante os quatro dias de festa. Os dados foram apresentados na manhã desta segunda-feira (29), no auditório do Presídio de Feira de Santana, pelo secretário da SSP, Maurício Teles Barbosa.


    Dentre os capturados estão pessoas com mandados por homicídio e tráfico de drogas. Além das prisões, o destaque também vai para a ausência de mortes durante os festejos iniciados na última quinta-feira (25) e encerrados no domingo (28).


    Mais de 1,3 milhão de foliões teve os rostos capturados pela nova tecnologia, o que gerou 903 alertas para as unidades policiais instaladas nos trajetos, resultando no cumprimento de 18 mandados e na captura de 14 pessoas por descumprimento de prisão domiciliar e de uma pessoa condenada.


    Me arrisco a dizer que foi o melhor resultado alcançado com este tipo de tecnologia. As equipes estão de parabéns, pois o bom desempenho está diretamente ligado ao empenho incondicional dos policiais", destacou o titular da SSP.

    Produtividade Policial

    A produtividade policial triplicou na edição deste ano, quando 505 pessoas foram conduzidas, enquanto em 2018, o número não passou de 176.

    No total, 35 mandados de prisão foram cumpridos, sendo 33 através da utilização da tecnologia e dois por meio da identificação feita por policiais. Também houve 11 prisões em flagrante e a apreensão de uma arma.

    O número de lesões corporais teve diminuição de 18 casos do ano passado, para 8 este ano.

    O Departamento de Polícia Técnica atuou na festa com a realização de 201 laudos de entorpecentes (maconha, cocaína e inalantes), 11 exames de lesão corporal e 48 exames de corpo de delito de custodiado.

    Já o Corpo de Bombeiros Militar atendeu a 82 ocorrências, sendo 77 associadas a pré-hospitalar, uma de incêndio e quatro ligadas a diferentes situações.
     



  • Suspeito de traficar drogas morre em confronto com a polícia no Viveiros


    29.04.2019 19h52m
    Recomendar
    Suspeito de traficar drogas morre em confronto com a polícia no Viveiros
    Foto Divulgação

    O homem identificado até o momento pelo apelido de Robinho, segundo a polícia, suspeito de chefiar o tráfico de drogas no bairro Viveiros em Feira de Santana, morreu na noite de domingo (28-04-19), na emergência do Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA), após trocar tiros com a guarnição do Garra do Pelotão Asa Branca da Polícia Militar.

    Segundo informações da PM, por volta das 21h50, o Garra do Asa Branca fazia operação no Viveiros e quando os policiais chegaram na Via Pedestre 54 avistaram três suspeitos que passaram a atirar contra a guarnição. No confronto, um dele foi baleado e socorrido para o HGCA, mas não resistiu.

    Ainda de acordo com a polícia, o suspeito foi apreendido com um revólver calibre 32. Durante todo o dia de segunda-feira (29), o policiamento foi reforçado para o Viveiros depois que integrantes da quadrilha de traficantes fizeram ameaças a ordem pública com queima de ônibus do transporte coletivo e depredação de estabelecimento comercial. Durante toda manhã os ônibus do transporte público não circularam no conjunto. 



  • Suspéito morre durante operação da Rondesp e GRAER no bairro Queimadinha


    28.04.2019 20h30m
    Recomendar
    Suspéito morre durante operação da Rondesp e GRAER no bairro Queimadinha
    Foto Divulgação

    Durante a Operação Entorno, que contou com a ação conjunta da Rondesp Leste e Grupamento Aéreo (Graer), ocorreu uma troca de tiros e um suspeito foi baleado na Taboa do bairro Queimadinha, em Feira de Santana, na tarde deste domingo (28).


    Segundo informações, quando as equipes se aproximaram foram recebidas a tiros e após o confronto, a Rondesp 07, localizou um homem ferido no meio do charco e portando uma arma de fogo. Ele foi socorrido até o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas não resistiu. Outros suspeitos conseguiram fugir.


    Os policiais apreenderam durante a operação, uma pistola calibre 380, 49 pedras de crack, duas balanças de precisão, um aparelho celular, um canivete e uma pequena quantia em dinheiro.
     



  • Foragido que posava armado na web é reconhecido por PMs na Micareta de Feira


    28.04.2019 20h25m
    Recomendar
    Foragido que posava armado na web é reconhecido por PMs na Micareta de Feira
    Foto Divulgação


    Dois militares da 97ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Irará) reconheceram, na noite de sexta-feira (26), o traficante, homicida e também assaltante Tiago da Silva Santos, o 'Morangunho'. O criminoso possuía mandado de prisão em aberto e tentou 'curtir', como ele disse em depoimento, a segunda noite da Micareta de Feira de Santana 2019.

    Os PMs estavam em um dos Portais de Abordagem quando Moranguinho foi avistado, antes de passar pela revista. Rapidamente os soldados cercaram o criminoso e efetuaram a prisão.

    Em fotos nas redes sociais ele aparece com colete balístico, espingarda, acompanhado de outros comparsas traficantes e também fazendo sinais referentes a facções.

    Moranguinho foi apresentado na Central de Flagrantes da Micareta e será encaminhado ao sistema prisional.

    Fonte: Ascom | Alberto Maraux



  • Um morre e outro fica baleado durante confronto com a polícia


    28.04.2019 20h21m
    Recomendar
    Um morre e outro fica baleado durante confronto com a polícia

    Um homem identificado como “Padaria”, morreu após trocar tiros com policiais no início da noite de ontem, (27), na avenida Iguatemi, bairro Mangabeira, em Feira de Santana.


    Segundo a PM, "Padaria" e outro homem identificado como Jozemar Silva estavam em um veículo Palio, com restrição de roubo, e reagiram quando os policiais se aproximaram para fazer a abordagem. Na troca de tiros “Padaria” foi atingido e socorrido até o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas não resistiu.


    Josemar, juntamente com o veículo roubado e um revólver calibre 32 foram apresentados na Central de Flagrantes.
    Fonte Central de Policia
     



  • Prisões em flagrantes sobem 66% em dois dias de Micareta


    28.04.2019 20h16m
    Recomendar
    Prisões em flagrantes sobem 66% em dois dias de Micareta
    Foto Divulgação

    As prisões em flagrantes nos dois primeiros dias da Micareta de Feira 2019 aumentaram 66% na comparação com a festa do ano passado. O índice de suspeito conduzidos cresceu também, ficando 163% acima do evento de 2018. Nenhum case grave foi registrado até o momento.

    Envolvidos com tráfico de drogas, roubos e brigas, nos dois dias de festa foram capturados cinco criminosos, enquanto na Micareta 2018 haviam sido três, no mesmo período. Já no quesito condução para unidades policiais, o número absoluto saltou de 93 (ano passado) para 245 em 2019.

    "Estamos colhendo os resultados do trabalho planejado e executado com empenho. Temos mais dois dias de festa e a atenção permanece redobrada", comentou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

    Sexta-feira

    No segundo dia da Micareta foram contabilizados uma lesão leve e uma vias de fatos, as duas situações relacionadas a brigas. Os policiais computaram ainda três roubos e 17 furtos.

    Fechando o balanço, três adolescentes, 30 troxas de maconha, 35 porções de cocaína e um frasco com um entorpecente denominado 'loló' foram apreendidos.

    Fonte: Ascom | Alberto Maraux
     



  • Micareta: Redução nas ocorrências é tema durante primeira reunião de avaliação

    A primeira reunião da avaliação ocorreu na manhã desta sexta-feira (26), e apontou através do Centro de Documentação e Estatística Policial – CEDEP, uma redução
    26.04.2019 15h14m
    Recomendar
    Micareta: Redução nas ocorrências é tema durante primeira reunião de avaliação


    Todos os anos representantes dos órgãos envolvidos na segurança pública, saúde e organização da Micareta de Feira de Santana, se reúnem para alinhar as demandas que possam surgir durante a festa, além disso, durante o encontro são divulgados os dados estatísticos da atuação dos envolvidos, sempre comparado ao mesmo período do ano anterior.

    A primeira reunião da avaliação ocorreu na manhã desta sexta-feira (26), e apontou através do Centro de Documentação e Estatística Policial – CEDEP, uma redução em crimes contra o patrimônio de 50%, em comparação ao ano passado.
    Especificamente na modalidade furtos, 2019 foram 11 ocorrências contra 27 no primeiro dia da festa em 2018, uma redução de 59,3%.

    Outro fator positivo: não houve registros de ocorrências envolvendo adolescentes. A produtividade policial teve destaque no aumento de 78,9% de pessoas conduzidas, ano passado foram realizadas 57 conduções contra as 102 realizadas nesse ano. Também é destaque a redução de pessoas conduzidas por tráfico de drogas, em 2019 foram conduzidas 41 pessoas contra as 54 em 2018. O dado denota a eficácia das estruturas de abordagem que impedem e inibem a posse de entorpecentes.

    É importante destacar a apreensão de objetos potencialmente lesivos durante as revistas realizadas nos acessos à festa. Facas, ferramentas, espetos, entre outros objetos, não passaram pela minuciosa revista dos policiais militares que ainda dispunham de detectores de metais para otimizar o trabalho. A iniciativa certamente evita delitos que podem até resultar em vítimas fatais no circuito, reflexo disso é a diminuição dos atendimentos nos postos de saúde no Maneca Ferreira.


    A reunião contou com a participação do coronel PM Luziel Andrade, Comandante da Região Leste, coronel PM Neves do Comandante de Operações de Inteligência, o coordenador da Polícia Civil, delegado Roberto Leal, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, Coelba e órgãos da prefeitura de Feira de Santana que atuam na organização e execução da festa.


    A reunião de avaliação terá seu segundo dia de encontro no sábado às 10h, no Instituto Educacional Gastão Guimarães, localizado na Av. Sampaio no Centro do município.
     



  • Mulher presa no circuito da Micareta flagrada pelo Sistema de Reconhecimento Facial

    No total, o esquema de segurança da PM instalou sete portais de abordagens nas principais vias de acesso ao Circuito Maneca Ferreira, situado na Avenida Presidente Dutra. A pretensão é realizar a abordagem em todos os foliões que adentrem
    26.04.2019 12h49m
    Recomendar
    Mulher presa no circuito da Micareta flagrada pelo Sistema de Reconhecimento Facial
    Foto Divulgação


    Implantado pelo primeiro ano na Micareta de Feira o sistema de reconhecimento facial instalado em diversos acessos à festa identificou na quinta-feira (25), primeira noite de festa, uma mulher que descumpriu a prisão domiciliar e foi detida pelos policiais militares de um dos portais de abordagem e conduzida para a Central de Flagrantes.

    No total, o esquema de segurança da PM instalou sete portais de abordagens nas principais vias de acesso ao Circuito Maneca Ferreira, situado na Avenida Presidente Dutra. A pretensão é realizar a abordagem em todos os foliões que adentrem a festa e, com isso, tornar o ambiente tranquilo e seguro para todos os participantes da micareta.

    Portais de acesso


    No primeiro dia da Micareta de Feira de Santana, patrulhas da Polícia Militar realizaram abordagens com detectores de metais nos principais acessos do circuito oficial da festa. A segurança contou ainda com a inovação tecnológica do sistema de identificação facial, a mesma utilizada este ano no carnaval de Salvador.

    O senhor Antônio Gomes que há 11 anos não participava do evento, por estar trabalhando no Paraná, disse ter ficado surpreso com o esquema de segurança. "Fui abordado no portal e achei correto, pois a ação previne delitos e tira do circuito armas, principalmente facas e armas de fogo" atentou.

    A jovem Ludmila Soares, 19 anos, também achou importante a abordagem. "Vim para avenida apenas com meu documento de identidade, e não vi mal algum em ser revistada por uma policial feminina, achei muito importante", frisou.
     



  • Primeira noite têm redução de 50% de roubos e furtos


    26.04.2019 12h41m
    Recomendar
    Primeira noite têm redução de 50% de roubos e furtos
    Foto Divulgação

    O primeiro dia da Micareta de Feira de Santana terminou com a redução de 50% dos crimes contra o patrimônio (furtos e roubos). Foram contabilizados 15 casos este ano, contra 30 ocorrências na festa de 2018.

    Nenhum crime grave contra a vida (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) aconteceu, no circuito Maneca Ferreira. A polícia computou ainda um caso de lesão leve e outro de vias de fato.


    No quesito produtividade, 102 suspeitos foram conduzidos até unidades policiais. Destes, 12 acabaram ficando por possuírem mandado em aberto, descumprimento de prisão domiciliar e prática de ações ilícitas.


    Completam os dados, 29 porções de cocaína, oito frascos de lança-perfume e seis cigarros de maconha apreendidos.
     



Publicidade
Anuncie Aqui!
Banner - Prefeitura - Vacinação
Escola de Enfermagem
Trayler
Auto Escola Farol
Point Cell
Banner - Kamila - Grafica
Auto Peças Brasil
Contador
Consorcio de Caminhão
Colégio Intelecto
Baner Alex
FBI Investigação
Mariana
Spaço Sorriso
Auto Escola Trindade
Jobope
Haste
ACC Material de Construção
Capitão
Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Eventos