Até as 18h de domingo (24-01-2021), aeronaves da Polícia Militar (PM) e da Casa Militar do Governador (CMG) distribuirão as 119.500 doses da vacina Astrazeneca/Oxford, contra o novo coronavírus, para cidades da Região Metropolitana de Salvador e do interior do estado. Todas as regiões estão sendo contempladas.
Onze aeronaves, sendo seis aviões e cinco helicópteros, iniciaram as decolagens às 13h30. Os imunizantes chegaram à Bahia, no final da manhã.
"Vamos com força máxima para mais essa etapa da luta contra a covid-19. As vacinas para capital foram escoltadas por via terrestre e o mesmo acontecerá com as doses que foram enviadas para outras cidades", destacou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.
A nova remessa de vacina contra o novo coronavírus chegou ao Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar, no final da manhã deste domingo (24-01-2021). Os imunizantes da Astrazeneca/Oxford serão distribuídos em Salvador e cidades da Região Meteopolitana e interior.
As vacinas foram recepcionadas por equipes das Secretarias da Segurança Pública e da Saúde e colocadas em uma sala com refrigeração especial.
No período da tarde, os imunizantes começarão a ser distribuídos através de veículos quatro rodas, helicópteros e aviões.
Um simulacro de pistola usado durante um sequestro relâmpago foi apreendido pela 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lauro de Freitas), na tarde de sábado (23-01-2021), naquele município da Região Metropolitana de Salvador. Dois criminosos acabaram presos em flagrante.
Acionados pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria da Segurança Pública, PMs que realizavam a ‘Operação Pitstop’ - que visa o combate à roubo de veículos - montaram um cerco após informações de homens, em um veículo modelo Ranger, placa JHF-3989, praticando assaltos. A denúncia citou ainda que um homem havia sido sequestrado pelo grupo.
“Rapidamente conseguimos identificar o carro, que seguia em direção ao bairro de Portão. Soltamos a vítima que estava extremamente assustada. Conseguimos apurar ainda que a intenção dos criminosos era levar a vítima para fazer saques de dinheiro”, contou o comandante da unidade, major Everton Monteiro.
A dupla foi apresentada na Delegacia Territorial (DT) de Lauro de Freitas.
Flávio Jesus de Souza, 32 anos, foi assassinado a tiros na noite de domingo (24-01-2021), por volta das 20h, na rua Lagoa da Canoa, bairro Santo Antônio dos Prazeres, em Feira de Santana.
Segundo informações, Flávio conversava com amigos quando foi surpreendido por um homem desconhecido, que sacou a arma e deflagrou tiros atingido na cabeça e perna. A vítima morava no bairro São João.
Policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), sob o comando da delegada, Thiara Ramos, compareceram ao local do crime, onde realizaram o levantamento cadavérico e iniciaram as primeiras investigações.
O corpo de Flávio foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Meia tonelada de cocaína foi encontrada durante ação conjunta da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Feira de Santana com a Cipe Litoral Norte. A casa usada como laboratório de refino foi encontrada, na tarde de sexta-feira (22-01-2021).
Os policiais seguiram os indícios apontados em uma denúncia anônima e chegaram até um imóvel, no distrito de São José, zona rural do município de Feira de Santana. Na casa, as equipes localizaram 500 kg de cocaína, tanques, balanças, liquidificadores industriais, ventiladores, prensas hidráulicas e embalagens plásticas.
Nenhum criminoso foi encontrado, no imóvel. Os materiais apreendidos foram apresentados na DTE de Feira de Santana.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, o uso emergencial de 4,8 milhões de doses da Coronavac envasadas pelo Instituto Butantan. A decisão se estende às doses que ainda terão a produção finalizada nos próximos meses. O instituto deve entregar 46 milhões de unidades da Coronavac até abril -- a conta considera vacinas já importadas ou envasadas no Brasil -- , mas ainda aguarda a chegada do insumo farmacêutico ativo (IFA) da farmacêutica chinesa Sinovac.
o último domingo, 17, a a agência aprovou o uso emergencial de 6 milhões de doses que foram importadas prontas pelo Butantan. Minutos mais tarde, a campanha de vacinação começou, em São Paulo, em São Paulo. No dia seguinte, no resto do País.
A Anvisa permite que vacinas ainda com estudos em andamento sejam aprovadas para uso emergencial. Uma exigência é que estudos de fase 3 tenham sido conduzidos no Brasil. A agência também aprovou, no domingo, 17, o uso emergencial de dois milhões de doses prontas da vacina de Oxford/AstraZeneca. O produto deve desembarcar nesta sexta-feira, 22, no Brasil.
A Anvisa aponta incertezas sobre a eficácia dos dois imunizantes, mas ressalta que o benefício do uso para amenizar a pandemia supera este ponto. A relatora Meiruze Freitas repetiu que o Butantan deve cumprir o termo de compromisso, assinado no último domingo, e entregar até o dia 28 de fevereiro os dados de imunogenicidade da Coronavac. Trata-se de informações que mostram a capacidade de a vacina estimular o organismo a gerar anticorpos contra a covid-19.
A relatora ainda pediu que o Butantan envie regularmente estudos de estabilidade do produto, que servem para avaliar o prazo de validade. Ela também afirma que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) deve alertar os profissionais de saúde sobre a diferença na apresentação do produto aprovado no domingo, 17, para aqueles que são envasados no Butantan. A vacina que chegou pronta da China é entregue em frasco-ampola com uma dose do imunizante. Já aquela envasada no País tem capacidade para 10 aplicações e precisa ser usada em no máximo 8 horas.
Na semana passada, a Anvisa apontou que a eficácia geral da Coronavac é de 50,4%, mas afirmou que não foi possível calcular a eficácia da vacina por faixa etária, principalmente entre idosos. Também não foi possível determinar a eficácia do produto contra casos moderados e graves, já que o número de voluntários que apresentaram esse quadro de gravidade no estudo foi pequeno (somente sete).
O Ministério da Saúde comprou as 46 milhões de doses iniciais que o Butantan pretende distribuir da Coronavac. Há ainda a opção de adquirir mais 56 milhões de unidades.
A negociação sobre a compra da Coronavac gerou disputa entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O presidente obrigou, em outubro, que a Saúde desistisse do negócio. “Da China nós não compraremos. É decisão minha. Não acredito que ela transmita segurança suficiente a população pela sua origem, esse é o pensamento nosso", disse Bolsonaro, em 22 de outubro, à rádio Jovem Pan.
Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prenderam, na sexta-feira (22-01-2021), o autor do homicídio de Luane Bispo dos Santos, vítima de disparos de arma de fogo, no bairro de Cassange, na terça-feira (19).
Conforme as apurações, o crime ocorreu após uma discussão entre a vítima e o autor, em uma festa tipo paredão, naquele bairro. O homicida teve a prisão decretada pela Justiça, na madrugada de hoje, e foi preso pelos investigadores do DHPP, em casa, no bairro de Cassange. Uma motocicleta utilizada no crime foi apreendida e passará por perícia.
O homicida confessou o crime e encontra-se à disposição do Poder Judiciário. As equipes investigam a participação de outra pessoa no crime.
A Covardia
A jovem, Luane Bispo dos Santos, 23 anos, que foi assassinada na madrugada de terça-feira (19-01-2021), em Salvador, após ser retirada de dentro de um carro de aplicativo no bairro São Cristóvão, teria se desentendido com um homem durante a festa que participava no mesmo bairro onde foi baleada. Luane era seguida por quase 80 mil pessoas no Instagram. Na descrição do seu perfil
Ainda na madrugada de terça-feira, a Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), trabalhava com uma suspeita de latrocínio. Mas, informações dão conta de que, Luane teria se desentendido com um homem durante a festa e quando seguia para casa na companhia de outras pessoas, o veículo foi interceptado por criminosos e ordenaram que ela descesse do carro e deflagraram vários tiros
Com a prisão de um homem de 39 anos, nesta quinta-feira (21-01-2021), em Vitória da Conquista, a Polícia Civil elucidou o desaparecimento da empresária Gilvanete de Souza Nogueira, 51. O corpo dela foi encontrado na tarde de ontem (21), numa estrada de terra, na cidade vizinha de Barra do Choça.
O delegado Elvander Rodrigues de Miranda, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco/Conquista), informou que a família de Gilvanete procurou a delegacia para registrar seu desaparecimento, após sair para encontrar um homem que lhe devia uma quantia.
O acusado é dono de um comércio vizinho ao de Gilvanete e já havia passado um cheque sem fundos para saldar a dívida. Ela avisou a uma amiga que iria encontrá-lo e que estava apreensiva. A empresária não deu mais notícias e a polícia procurou o homem, que disse ter dado uma carona a ela e a deixado numa determinada rua.
A equipe do Draco levantou imagens de câmeras de monitoramento no trajeto descrito pelo suspeito e apurou que as informações eram falsas. A prisão dele foi solicitada à Justiça e após o cumprimento do mandado, os investigadores descobriram o local onde ele havia deixado o corpo da vítima.
Gilvanete foi encontrada com marcas de agressão e estrangulamento. A investigação conduzida pela polícia judiciária revelou que o assassino a matou para não pagar a dívida contraída. Ele ficará custodiado à disposição da Justiça.
Unidades das polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, que conseguiram reduzir o tempo de atendimento, após solicitações da população, foram premiadas na manhã desta sexta-feira (22-01-2021), pela Secretaria da Segurança Pública. A condecoração, realizada pela Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), ocorreu no auditório do Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho, no Centro Administrativo da Bahia.
Na PM, a 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Lauro de Freitas), a 82ª CIPM (CAB), a 17ª CIPM (Uruguai), a 39ª CIPM (Boca do Rio/Imbuí) e a Operação Gêmeos alcançaram diminuições. Pela Polícia Civil foi premiada a 25ª Delegacia Territorial (DT) de Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. Pelo Corpo de Bombeiros, ganhou o 12º GBM, através da equipe do Salvar.
O tempo resposta, medido para avaliar o período entre o acionamento das unidades e a chegada das equipes ao local da ocorrência, está em queda desde 2016. “Houve um incremento em novas tecnologias, substituição de frota, além de aperfeiçoamento e treinamento dos profissionais que contribuíram para o alcance desse resultado”, contou osuperintendente de Telecomunicações (Stelecom) da SSP, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães.
“Esse retorno é importante para que a sociedade tenha conhecimento de como estamos trabalhando, com muita transparência e vontade de atender bem o público”, frisou o comandante da 52ª CIPM, major Everton Monteiro.
O secretário da Segurança Pública, Ricardo César Mandarino Barreto, parabenizou as equipes pelo esforço em melhor atender à população. “Esse reconhecimento é resultado direto da dedicação dos policiais e bombeiros”, enfatizou.
Dezenove tabletes de maconha e três porções de cocaína foram apreendidos, na noite de quinta-feira (21-01-2021) e na manhã desta sexta-feira (22), após policiais das Rondas Especiais (Rondesp) Região Metropolitana de Salvador (RMS), com apoio da 22ª CIPM de Simões Filho, e da Rondesp Chapada receberem denúncias de tráfico de drogas, nos municípios de Simões Filho e Itaberaba.
Em Simões Filho, os policiais encontraram 12 tabletes com um traficante. “Ao chegarmos na localidade, o criminoso tentou fugir, mas foi alcançado e preso”, contou o comandante da Rondesp RMS, major Fabrício Oliveira.
Já em Itaberaba, na Chapada Diamantina, sete tabletes foram encontrados, após denúncia de homens traficando drogas em dois pontos da cidade. “Em um dos locais, o traficante percebeu a presença das viaturas e fugiu deixando para trás uma mochila com sete tabletes de maconha. Dando continuidade à diligência, encontramos dois comparsas do fugitivo com seis trouxas de cocaína e a quantia de R$ 35,00”, relatou o comandante da Rondesp Chapada, capitão Eduardo Neves.
Os presos foram encaminhados para 22ª Delegacia Territorial de Simões Filho e para a 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itaberaba).
Até às 6h40 desta sexta-feira (22-01-2021), pelo menos 243.052 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 no Brasil. As informações são da CNN Brasil com base nas prefeituras e governos estaduais que divulgaram o balanço preliminar da vacinação.
Nem todos os estados e municípios divulgaram informações sobre a campanha de imunização. Por isso, o levantamento é preliminar e o número real pode ser maior. Alguns estados aguardarão a concentração dos dados por parte do Ministério da Saúde, que prometeu divulgar uma plataforma até o final desta semana.
Segundo os governos estaduais
Bahia – 36.280 (CNN faz a soma dos dados da prefeitura de Salvador atualizados com os do restante do estado disponibilizados pela Sesab)
Distrito Federal - 11.203
Espírito Santo – 5.110
Maranhão - 9.873
Rio Grande do Norte – 3.893
São Paulo – 110.456
Alagoas – 3.242
Bahia – 36.097
Segundo as prefeituras
Fortaleza – 742
Manaus - 1.140 (Prefeitura interrompeu a vacinação e irá divulgar novo plano)
Goiânia - 1.585
Cuiabá – 222
Recife - 4.848
Teresina – 281
Curitiba - 2.042
Rio de Janeiro - 41.427
Porto Alegre - 10.891
FONTE: CNN Brasil
Uma denúncia anônima ajudou policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, até a rua Miraguaia, no bairro Boiadeiro, em Iaçu, a localizarem traficantes e um adolescente com armas, rádios comunicadores e drogas. O caso ocorreu nesta quarta-feira (20-01-2021).
Um homicida, um suspeito de tráfico e um adolescente de 17 anos ligado ao grupo do traficante foragido Jilvaldo Almeida Gomes, o Jivaldão, atual 'Oito de Ouro' do Baralho do Crime, foram encontrados armados na localidade e, após perceberem a presença policial, fugiram para um imóvel disparando contra os PMs. “Eles foram feridos e socorridos para o Hospital municipal, mas não resistiram aos ferimentos”, contou o comandante da unidade, major Normando Souza Júnior.
Um dos criminosos já respondia inquéritos por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de entorpecentes e homicídios.
Com eles foram localizados uma pistola .380, um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 12, um tablete de maconha, 86 porções prontas para a venda, 12 papelotes de cocaína, dois rádios comunicadores e celulares.
Conhece a localização de Jivaldão, 'Oito de Ouro' do Baralho do Crime? Ligue 3235-0000 (para capital) e 181 (para interior do estado) e contribua com o trabalho policial. O sigilo é garantido!