Bammer Gov Estado HGCA 2
Contador
Em cima da hora:
Projeto contra corrupção do MPF já coletou mais 31 mil assinaturas na PB
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Nota Pública /ENDOMARCHA

    A sua divulgação é muito importante para nos ajudar na luta em favor das endomulheres - mulheres que sofrem de endometriose, e, principalmente, para esclarecer sobre essa doença que atinge 1 em cada 10 mulheres.


    Nota Pública /ENDOMARCHA
    Foto Divulgação


    Em marcha, mulheres de mais de 70 países estarão unidas em prol da 6ª edição da EndoMarcha 2019 - Marcha Mundial de Conscientização da Endometriose, doença que atinge uma em cada 10 mulheres, segundo a organização mundial da saúde.

    Durante a EndoMarcha serão feitos esclarecimentos sobre a endometriose e será um momento de reivindicar os direitos da endomulher de ter seu tratamento correto e gratuito pelo SUS, e também leis efetivas de semanas de conscientização. Desde 2014 se tem um dia do ano, no mês de março, que é denominado MARÇO AMARELO, para sair às ruas e não apenas reivindicar direito, que já deveria ser garantido por lei, mas também para conscientizar a sociedade de que a endometriose existe e que as mulheres atingidas precisam ser olhadas e cuidadas.

    Como ainda há muito mito sobre a doença, somente espalhando os principais sintomas é que se pode ter o diagnóstico precoce e, consequentemente, salvar vidas femininas das dores e consequências da endometriose.

    Um dos mitos é quando falam que a doença atinge apenas mulheres em idade reprodutiva. Se for consenso mundial que a idade reprodutiva inicia já na menarca, independente da idade da menina/mulher. Mas como ainda falam que a idade reprodutiva é dos 13, 15 aos 45 anos, ficaria fora desta estatística as meninas jovens. E é justamente essa camada da população – adolescentes – que precisam ser alertadas sobre os principais sintomas, pois cólica menstrual progressiva, que atinge grande número de adolescentes, é um dos sintomas da endometriose.

    20 cidades brasileiras terão a EndoMarcha, sendo em Feira de Santana o segundo ano do movimento, capitaneado por Layane Cedraz, que é mãe de seis filhos, psicóloga, digital influencer e portadora da doença. Esse ano importantes apoios chegaram para reforçar essa luta, como da Ceigin, que é uma clinica de fertilização, através de Dr. Pedro Leitão, da Med Imagem com o Dr. Marcos Gomes, da Secretaria de Saúde e da Vereadora Neinha, que abraçará essa causa. Além desses, empresas também estão unidas em prol da Endomarcha: Lorena Modas, Top Bahia, Eafes, Artefeito,RG+, a Dreams que estará fazendo a cobertura fotográfica, além do importante apoio de toda imprensa.

    A EndoMarcha será as 9h, saindo da Pça Marcus Moraes, na Av, Getulio Vargas (em frente ao Girafas) e seguindo para praça da Prefeitura onde acontecerá um momento com a Secretaria de Saúde, médicos, profissionais, mulheres portadoras, para falar sobre a endometriose.

    As primeiras pessoas que chegaram para participar receberão camisa do movimento.
     



Publicidade
Anuncie Aqui!
Auto Peças Brasil
Banner - Prefeitura Mobilidade 03 a 13 de agosto
Mariana
Contador
Fogos Aladim
Banner - Gordo Auto Peças
Auto Escola Farol
Lanche
Banner Positivo
Excel Radiador
Loja Langedary
Barracao de fogos
Bammer Gov Estado HGCA 2
Colégio Intelecto
Banner Produto Orgânico
Point Cell
Banner - Kamila - Grafica
Loja Point do Iphone
Auto Escola Trindade
Haste
FBI Investigação
ACC Material de Construção
Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Eventos