Banner Gov Estado Embasa
Contador
Em cima da hora:
Motociclista fica ferido após bater de frente com ônibus em Ribeirão Preto
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Brasil é o 2º pior de ranking mundial em número de computadores por estudante


    Brasil é o 2º pior de ranking mundial em número de computadores por estudante

    O Brasil é o segundo país com o menor número de computadores por estudantes na escola em uma lista com 79 federações e territórios, de acordo com a pesquisa "Políticas Eficazes, Escolas de Sucesso", elaborada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com base nos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) 2018.


    Na classificação, o país aparece à frente apenas de Marrocos. Completando as cinco últimas posições aparecem Albânia (75º colocado), Montenegro (76º) e Kosovo (77º). Esses três citados têm 0,2 computador por estudante ou menos, enquanto Brasil e Marrocos figuram com 0,1 na pontuação.


    Na parte oposta da listagem estão os países com a maior quantidade de computadores por estudantes. São eles: Luxemburgo, único do ranking com pontuação maior do que 1,5, Reino Unido, Estados Unidos, Macau (China) e Nova Zelândia.


    Apesar de a referência ser 79 países presentes no estudo, algumas províncias possuem sistemas educacionais únicos, mas sem a independência. O exemplo disso é que Macau, Hong Kong, Pequim, Xangai, Jiangsu e Zhejiang receberam notas diferentes no ranking, mesmo sendo pertencentes à China.


    Segundo o levantamento há ainda o ranking de países com suporte de computadores conectados à internet no ambiente escolar, em que o Brasil aparece na 52ª posição. Neste caso, está à frente de países como Israel (58º colocado) e vizinhos da América do Sul, como Colômbia (71º) e Argentina (72º). Os quatro primeiros colocados deste ranking são Dinamarca, Suécia, Finlândia e Estados Unidos.


    Em ambas as classificações, o país está abaixo da média entre todos os analisados. Para atingi-la, deveria estar na 23ª posição em número de computadores por estudante na escola e na 41º em percentual de equipamentos conectados à internet.

    Situação em 2020

    Os dados, mesmo que divulgados recentemente, são um reflexo do quadro de 2018. No entanto, o ano de 2020 exigiu, sem dúvidas, que esses índices fossem melhores. Com a pandemia, as aulas foram adaptadas ao sistema remoto, com aulas diariamente ao vivo ou gravadas em um período delimitado do dia – o que é semipresencial –, já que o denominado EAD não estabelece um horário definido de estudo.


    Entre todos os prejudicados, as chamadas “turmas de 2020” são as com mais danos. Isso porque, sejam elas do ensino infantil, básico, fundamental ou superior, deverão encerrar ciclos à distância, mesmo com a tamanha desigualdade social brasileira. Um levantamento conduzido pela Casa Fluminense, organização que estuda a vida urbana nas periferias, constatou que 2,3 milhões de candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não possuem computador em casa.


    "A gente tem um cenário de alunos que precisam compartilhar o seu quarto, o seu ambiente. [Eles] Não têm um ambiente silencioso para estudar, estão fazendo leituras e atividades escolares através de celulares, com toda a limitação que isso impõe, e, muitas vezes, têm de dividir seu horário do dia com atividades profissionais, com cuidados com família, filhos e outras atividades necessárias para a sobrevivência, que ficam ainda mais desafiadores neste ambiente de isolamento social", explicou a antropóloga Yasmim Monteiro, da Casa Fluminense.



    Comentários


    17/10/2020 as 12h09m
    CULPADO escreveu:
    em alguns minutos vão culpar o Bolsonaro...estão tão cegos com os políticos que não se dão conta que os políticos são todos iguais, só pensam em si próprio, esquecem que se você quer fazer a diferença comece por você, e com o tempo você verá que aqueles que estão em sua volta irão evoluir ou se afastar, faça um teste e você verá...fica a dica
Publicidade
Anuncie Aqui!
Banner - Aula
FBI Investigação
Loja Point do Iphone
Banner - Kamila - Grafica
Banner Produto Orgânico
Colégio Intelecto
Excel Radiador
Auto Peças Brasil
Banner Gov Estado Embasa
Fogos Aladim
Mariana
Point Cell
Barracao de fogos
Auto Escola Trindade
Loja Langedary
Lanche
Banner Positivo
Contador
Banner - Gordo Auto Peças
Auto Escola Farol
ACC Material de Construção
Haste
Banner Prefeitura Mascara 01-10-2020
Centrão
Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Eventos