Banner Governo do estado Obras Regionais
Contador
Em cima da hora:
Baile Municipal de Bezerros vende ingressos para show de Araketu
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Acidentes com ciclomotores aumentaram mais 50 por cento em 2014

    Os ciclomotores terão Certificado de Registro de Veículos Ciclomotores (CRVC) e o comprovante de pagamento do Licenciamento Anual, que deverão ficar de porte dos condutores. Os veículos também ganharão placas com sete caracteres, sendo três letras e quatro números.


    Acidentes com ciclomotores aumentaram mais 50 por cento em 2014
    Foto Secom

    O número de acidentes com os veículos ciclomotores, mais conhecidos como “cinquentinhas”, aumentou aproximadamente 50% entre os anos de 2013 e 2014 em Feira de Santana. Atento a isso, o Governo Municipal criou um projeto de lei para regulamentar o uso deste tipo de veículo no município.

    O Projeto de Lei Nº 006/2015 prevê o registro e licenciamento anual dos veículos ciclomotores e veículos ciclo-elétricos, atendendo as exigências do Código Brasileiro de Trânsito.

    Também está previsto na lei a proibição da modificação estrutural destes veículos, não podendo ser alterada sua capacidade de cilindradas nos motores e torna o condutor responsabilizado civil e criminalmente pela procedência do equipamento veicular.

    Os ciclomotores terão Certificado de Registro de Veículos Ciclomotores (CRVC) e o comprovante de pagamento do Licenciamento Anual, que deverão ficar de porte dos condutores. Os veículos também ganharão placas com sete caracteres, sendo três letras e quatro números.

    A lei entrará em vigor a partir de 180 dias após a sua publicação e as pessoas que já possuem o veículo terão 60 dias para fazer a regularização. Após esses prazos, se o condutor for flagrado circulando sem licenciar ou sem portar o documento de licenciamento, o veículo será apreendido, e só será liberado após a regularização.

    ESTATÍSTICA

    No ano de 2013 o número de acidentes em Feira de Santana envolvendo ciclomotores foi de 156, sendo que deste total, 61 foram com vítimas. Em 2014 o aumento foi de mais de 50%, com 235 acidentes. No último ano, 102 foram com vítimas e quatro com vítimas fatais.

    Segundo o superintendente municipal de Trânsito, Francisco Júnior, esse projeto vai colaborar com a fiscalização e punição dos infratores. “Estamos apenas realizando uma ação que vai dar controle na fiscalização. Eles terão placas e será mais fácil de identificar os condutores”, observa.

    Francisco Júnior também explica que a Autorização de Condução de Ciclomotores (ACC), o uso de capacetes e de vidros retrovisores já é uma determinação do Código de Trânsito Brasileiro. “Essas normas já existem, mas hoje ainda não podemos fiscalizar, pois não há regulamentação. Com o projeto entrando em vigor, eles terão que se adequar”, explica.

    As informações da Secom
     



    Comentários


    28/02/2015 as 15h02m
    o guarda. escreveu:
    se acham pilotos de verdade quando estão nas ruas e a grande maioria não tem nem noção das leis de transito.peguem visão pilotos de siquentinhas!!!
    01/03/2015 as 08h44m
    cidadão feirense escreveu:
    alguem sabe me informa, quanto vai ser esse lisenciamento anual?? e pra tira a acc sera q vai ser os mesmo valores q todos pagam??? um jovem de 16 anos vai poder tirar acc??
    06/03/2015 as 22h39m
    Cidadão feirense escreveu:
    DE UM MODO GERAL AS MOTOS EM FEIRA DE SANTANA É UMA PRAGA. QUANDO PARAMOS UM CARRO NUMA SINALEIRA ATÉ PARECE QUE ABRIU AS PORTAS DO INFERNO, SOMOS CERCADOS POR TANTAS DESSAS MISÉRIAS.
Publicidade
Anuncie Aqui!
Banner Governo do Estado
Auto Escola Trindade
Mariana
Haste
Spaço Sorriso
Banner Governo do Estado
Banner Governo do estado Obras Regionais
FBI Investigação
Capitão
Escola de Enfermagem
Trayler
Advogado Sepúlveda
Point Cell
Jobope
Auto Peças Brasil
Banner IPTU
Contador
Colégio Intelecto
Centrão
Auto Escola Farol
Banner - Kamila - Grafica
Consorcio de Caminhão
ACC Material de Construção
Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Eventos