Banner-Governo do estado Covid Final de Ano
Contador
Em cima da hora:
Fechamento de autoescola vira caso de polícia em Presidente Prudente
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Brasil vive risco de maior endividamento dos cidadãos com fim do auxílio emergencial


    27.01.2021 18h00m
    Recomendar
    Brasil vive risco de maior endividamento dos cidadãos com fim do auxílio emergencial
    Foto Divulgação

    A parcela final do auxílio emergencial será paga no dia 27 de janeiro para os nascidos em dezembro, que correspondem ao último grupo contemplado. Foram, no total, nove parcelas que ajudaram a economia a continuar se movimentando durante a pandemia e chegou até a melhorar as condições de brasileiros que antes estavam na miséria .


    Apesar de ter sido eficiente para grande parte da população, a ajuda financeira está sendo encerrada antes do nível de ofertas de emprego voltar a subir – o ano de 2020 fechou com 30 milhões de desempregados e trabalhadores de baixa renda. Para normalizar a situação e evitar o crescimento repentino da pobreza pós-auxílio emergencial, será necessário criar pelo menos 18 milhões de vagas em 2021, já que, além dos desocupados, existe também a entrada recorrente de novos três milhões de novos profissionais no mercado a cada início de ano.

    Aumento da inadimplência


    A população chegou ao maior nível de endividamento da história, segundo a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio). O percentual, que era de 66,2% antes da pandemia, já atingia 67,4% no meio do ano. Com isso, a inadimplência também aumentou – no mesmo período de tempo, foi registrado o crescimento de um ponto percentual na falta de pagamentos.


    Se a saúde financeira dos cidadãos já estava diminuindo com o auxílio, agora, sem ele, as perspectivas são de quedas acentuadas.


    Outro agravante é que, em dezembro, foi iniciado o período de renegociação de dívidas estagnadas durante a pandemia, e os pagamentos com acréscimos de juros devem começar a ser feitos simultaneamente ao corte do auxílio emergencial.


    Além das dívidas revistas durante feirões do Serasa, há também a possibilidade de buscar programas para acertar as contas, como o de renegociação da Riachuelo, por exemplo, e buscar alternativas de parcelas menores.

    O auxílio emergencial pode ser prorrogado?


    Apesar de o governo se manter firme na decisão de não oferecer mais parcelas, há projetos de lei que visam essa extensão, mas nada foi confirmado ainda.


    Um exemplo é o PL 5495, de 2020, escrito pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Esperidião Amin (PP-SC), que pretende manter o alerta de estado de calamidade pública e, assim, prorrogar os depósitos até o fim de março de 2021.


    Outro Projeto de Lei deste mesmo segmento é o 5494, também de 2020, de autoria de Rogério Carvalho (PT-SE) e Paulo Rocha (PT-BA), o qual tem o objetivo de criar medidas de ajuda financeira parecidas com as oferecidas durante a pandemia para famílias de baixa renda.
     



  • Líder de organização criminosa morre durante operação


    27.01.2021 17h50m
    Recomendar
    Líder de organização criminosa morre durante operação


    Com intuito de combater organizações criminosas envolvidas com tráfico de drogas e homicídios, no município de Santo Antônio de Jesus, localizado no Recôncavo Baiano, equipes da 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/ Santo Antônio de Jesus), do 14ª Batalhão de Polícia Militar (BPM) e das Rondas Especiais (Rondesp) Leste realizaram a operação ‘Genesis’. O líder de um bando foi localizado, na madrugada desta quarta-feira (27), durante cumprimentos de mandados de prisão.

    Três traficantes acabaram presos em flagrantes e um criminoso, entrou em confronto com as unidades, foi atingido, encaminhado para o Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos. Ele possuía mandado de prisão por homicídio. Com os quatro foram encontrados 10 quilos de maconha, porções de cocaína, um revólver calibre 38 e munições.

    “O traficante que confrontou com as equipes liderava uma organização criminosa. Ele vinha sendo procurado pela polícia por ser um traficante de alta periculosidade”, relatou o titular da 4ª Coorpin, delegado Edilson Magalhães.

    Ainda segundo o delegado, a Operação Genesis continua em curso, buscando localizar mais integrantes do grupo. “Essa é a primeira grande operação de 2021 e seguiremos em conjunto com a Polícia Militar realizando ações de combate ao tráfico de drogas”, finalizou.



  • Criminosos invadem casa em comunidade quilombola, matam adolescente e sequestram a mãe


    27.01.2021 17h48m
    Recomendar
    Criminosos invadem casa em comunidade quilombola, matam adolescente e sequestram a mãe
    Foto Divulgação

    Na madrugada desta quarta-feira (27-01-2021), uma adolescente foi morta a tiros, no Quilombo Baixa da Linha, localizada no município de Cruz das Almas, no recôncavo Baiano. A mãe da jovem foi sequestrada na ação.

    Segundo informações da polícia, familiares da vítima relataram que dois homens armados invadiram a casa onde as duas estavam, efetuaram disparos contra a adolescente e levaram a mãe.

    Ainda de acordo com a polícia, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser chamada, mas a jovem morreu no local. Investigadores da Delegacia Territorial de Cruz das Almas, juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), compareceram ao local do crime onde realizaram o levantamento cadavérico e iniciaram as primeiras investigações.


    Policiais da 27ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizaram buscas na região para encontrar a mãe da jovem, mas até o fechamento deste material ela não foi encontrada.



  • Pesquisa mostra que pandemia prejudicou a alimentação e a prática de atividades físicas pelos adolescentes


    27.01.2021 14h15m
    Recomendar
    Pesquisa mostra que pandemia prejudicou a alimentação e a prática de atividades físicas pelos adolescentes
    Foto Divulgação

    Pesquisa realizada em parceria pela Unicamp, Universidade Federal de Minas Gerais e Fiocruz mostrou que o percentual de adolescentes com diagnóstico confirmado de Covid-19 foi de 3,9%. No entanto, não somente a doença os afetou diretamente, mas a pandemia também teve outras repercussões, como no comportamento e estilo de vida deles. A quarentena impactou a rotina, as atividades escolares, os cuidados com a saúde, bem como o estado de ânimo.


    Dentre todos eles, 71,5% aderiram às medidas de restrição social. 30% dos adolescentes acharam que a sua saúde piorou durante a pandemia e 36% também tiveram piora no sono. 32,8% sentiram-se isolados dos amigos e 31,6% relataram tristeza. O isolamento também mexeu com outras formas de humor. 48,7% declararam sentir-se peocupados, nervosos ou mal-humorados.


    Além disso, a pandemia afetou a alimentação e a atividade física. 40% dos adolescentes não praticaram atividade física por pelo menos 60 minutos pelo menos um dia da semana, sendo que o percentual antes do isolamento era de 20,9%. A maioria deles – 60% – relatou também ficar mais de quatro horas em frente às telas; assim, tornaram-se mais sedentários. Entre os jovens de 16 e 17 anos, o percentual chega a 70%.


    Quanto à nutrição, o consumo de alimentos não saudáveis aumentou. Os adolescentes passaram a comer mais pratos congelados e doces como chocolate. A pandemia impôs diversos desafios com a vida dentro de casa, e, para contrabalancear a má alimentação, nada melhor do que comidas caseiras e saudáveis feitas no fogão. Uma alimentação balanceada também ajuda no humor, que ficou variável para os adolescentes durante a quarentena.


    Especialistas enfatizam a importância da atividade física durante a adolescência para reduzir problemas como obesidade e riscos de doenças. Também gera benefícios mentais com a liberação de endorfinas, reduzindo a ansiedade. Em conjunto com uma alimentação saudável, os adolescentes que se mantêm ativos evitam quadros depressivos e outros problemas de saúde mental.

    Alternativas


    Para esse período, uma alternativa para esse período é que os pais limitem o tempo dos filhos diante de computadores, tablets e celulares, além de incentivar a prática de atividade física, mesmo que em casa. Há, ainda, a possibilidade de utilizar a tela para assistir a treinos por vídeo, que contemplam uma variedade de aulas de condicionamento físico, treino funcional, aeróbica, yoga, dança e muito mais pode ser feita de maneira remota e gratuita.



  • Mudanças em comandos da PM em Feira de Santana


    27.01.2021 09h32m
    Recomendar
    Mudanças em comandos da PM em Feira de Santana
    Foto Divulgação

    O Governo do Estado, através do Diário Oficial, publica nesta quarta-feira (27), mudanças no comando do Comando de Policiamento da Região Leste e em companhias de Feira de Santana. Confira as exonerações e nomeações:


    O Coronel Luziel Andrade de Oliveira, foi exonerado do cargo de comandante do Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL), que está indo para a reserva. Ele exerceu o cargo durante 3 anos e 4 meses;


    Foi exonerado o Tenente-Coronel Leonir Oliveira Moraes, do cargo de comandante da Companhia Independente de Policiamento de Guardas, responsável pela segurança do Conjunto Penal de Feira de Santana;.Exonerado o Major Lúcio José Fonseca da Silva, do cargo de coordenador 2, do CPRL;

    Exonerado o Major André Luís Cavalcante Vieira, do cargo de comandante da 67ª Companhia Independente (CIPM);
    Exonerado o Major Genival Moncorvo Santos, do cargo de comandante do Esquadrão de Polícia Montada, com sede no distrito de Maria Quitéria;
    e também foi exonerado o Major Ricardo Antônio Lorenzo Trigo, do cargo de comandante do Esquadrão de Motociclistas (Pelotão Asa Branca).

    Nomeações


    O Coronel Nilton Paixão Silva Santos foi nomeado para o cargo de comandante do Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL). Ele estava no comando do CPRN, em Juazeiro;
    Nomeado o Tenente-Coronel Leonir Oliveira Moraes, para o cargo de coordenador 2, do CPRL;
    Major Ricardo Trigo foi nomeado para o cargo de chefe do núcleo de gestão administrativa e financeira do Comando de Policiamento Especializado da PM, em Salvador;
    Nomeado o Major Lúcio José Fonseca da Silva, para o cargo de comandante da Companhia de Guardas;
    E nomeado o Major José Hildon Brandão Lobão, para o cargo de comandante da 67ª Companhia Independente (CIPM).

    Central de Polícia 



  • Jovem é assassinado a tiros no PGV


    27.01.2021 09h20m
    Recomendar
    Jovem é assassinado a tiros no PGV
    Foto Divulgação


    Marcos André Silva Lima, 22 anos, foi assassinado com vários tiros na noite de terça-feira (26-01-2021), por volta das 21h, na rua Salesópolis, bairro Parque Getúlio Vargas, em Feira de Santana.

    Segundo informações, o jovem caminhava pela rua, quando foi surpreendido por um homem desconhecido que sacou a arma e deflagrou os tiros atingindo a cabeça, costas e perna esquerda.

    Policiais da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), sob o comando do delegado Felipe Ghiraldelli, compareceram ao local do crime onde realizaram o levantamento cadavérico e iniciaram as primeiras investigações.


    Marcos André residia na rua São Roque, no mesmo bairro onde ocorreu o homicídio. O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).



  • Defesa Civil faz nova vistoria em imóveis do Minha Casa


    27.01.2021 09h11m
    Recomendar
    Defesa Civil faz nova vistoria em imóveis do Minha Casa
    Foto Divulgação

    Técnicos da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) realizaram mais uma vistoria em imóveis do Residencial Jardim das Oliveiras, em Feira de Santana, e vão elaborar novo relatório para encaminhar ao Ministério Público Federal (MPF).


    Nesta segunda avaliação, não foi constatada nenhuma deformação vertical ou rebaixamento do terreno que evidencie alteração na base da edificação do empreendimento financiado pelo programa Minha Casa, Minha Vida, entregue em 2013.


    Porém, a coordenação municipal de Proteção e Defesa Civil voltou a identificar infiltrações com origem em vazamentos ativos nas instalações hidráulicas que afetam reboco, forros de gesso em áreas de serviço, cozinhas e sanitários, além da oxidação de ferragens na laje.


    Em janeiro de 2020, um relatório técnico, elaborado pelos órgãos municipais, foi encaminhado ao Ministério Público Estadual apontando as “mesmas patologias estruturais”, afirma Antônio José, técnico de defesa civil.


    O consultor da Sehab, Amarildo Costa, também acompanhou a visita técnica e relata que “os problemas vêm se agravando com o passar do tempo pela falta de manutenções e ações para estagnar as fontes de infiltração”.


    O alerta já foi feito no laudo conclusivo apresentado, ano passado, e remetido às autoridades competentes.


    “Desde 2018 que já nos reunimos com os moradores beneficiários e, além de informar as primeiras providências, orientamos que fizessem contato com o setor de qualidade do programa na Caixa, relatando os problemas ao banco contratante da obra, e também à construtora”, esclarece Amarildo.

    Secom



  • Submetralhadora é apreendida em Tapiramutá


    26.01.2021 18h01m
    Recomendar
    Submetralhadora é apreendida em Tapiramutá
    Foto Divulgação

    Durante rondas, equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido apreenderam, no sábado (23-01-2021), no município de Tapiramutá, uma submetralhadora, munições para 38 e um celular.

    De acordo com o comandante da Cipe Semiárido, major Carlos Maltez, os policiais faziam abordagens em um quiosque, situado Praça Vitória, quando uma pessoa percebeu a presença policial e fugiu abandonando uma sacola.

    Foram localizados uma submetralhadora 38, três munições do mesmo calibre e um aparelho celular. Todo material foi encaminhado à Delegacia Territorial da Cidade.



  • Preso mantinha companheira baleada em cárcere


    26.01.2021 17h59m
    Recomendar
    Preso mantinha companheira baleada em cárcere
    Foto Divulgação

    Um homem acusado de manter a companheira em cárcere privado por 15 dias, depois de ter atirado na cabeça da vítima, foi preso, nesta segunda-feira (25), por policiais do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam), da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Santo Antônio de Jesus.

    A delegada Patrícia Jackes, do Neam/4ªCoorpin, informou que o homem atirou na vítima na presença da filha de cinco anos e utilizava preparados de folhas para tentar cicatrizar o ferimento. A criança foi quem avisou a uma tia que o pai havia dado um tiro na cabeça da mãe. A irmã e a mãe da vítima foram até o imóvel e encontraram a familiar ferida.

    Segundo as testemunhas, as agressões físicas e verbais eram contínuas e a vítima mantinha o relacionamento sob ameaças de morte. “Ele andava pela casa com a arma de fogo na cintura para intimidar a vítima e costumava ligar um aparelho de som no último volume, para evitar que os vizinhos escutassem os gritos e pedidos de socorro”, detalhou.

    A polícia apurou que em 2019, o agressor deflagrou tiros na direção de um veículo onde a companheira estava e acertou um dos disparos no pé da filha mais velha dela, que na ocasião tinha 12 anos.

    O homem teve a prisão solicitada à Justiça pelos crimes de cárcere privado e tentativa de feminicídio. Após o cumprimento da ordem de prisão, ele ficará custodiado à disposição da Justiça.



  • Homicida tem mandado cumprido em Feira


    26.01.2021 17h57m
    Recomendar
    Homicida tem mandado cumprido em Feira
    Foto Gleidson Santos

    Investigadores da Delegacia de Homicídios (DH), de Feira de Santana, cumpriram, na sexta-feira (22-01-2021), o mandado de prisão preventiva de um homem acusado de assassinar o adolescente Cauã Carvalho de Jesus, de 16 anos.

    A vítima foi assassinada, no bairro Feira X, em fevereiro de 2020, durante uma disputa por pontos de tráfico de drogas, entre traficantes. A ordem de prisão do homicida foi expedida pela Justiça na última segunda-feira (18).

    Após o cumprimento do mandando, expedido pela Vara do Júri da Comarca de Feira, o criminoso foi encaminhado ao sistema prisional.



  • PM e CMG iniciam transporte aéreo de imunizantes do novo coronavírus


    25.01.2021 15h24m
    Recomendar
    PM e CMG iniciam transporte aéreo de imunizantes do novo coronavírus
    Foto SSP-BA

    Até as 18h de domingo (24-01-2021), aeronaves da Polícia Militar (PM) e da Casa Militar do Governador (CMG) distribuirão as 119.500 doses da vacina Astrazeneca/Oxford, contra o novo coronavírus, para cidades da Região Metropolitana de Salvador e do interior do estado. Todas as regiões estão sendo contempladas.

    Onze aeronaves, sendo seis aviões e cinco helicópteros, iniciaram as decolagens às 13h30. Os imunizantes chegaram à Bahia, no final da manhã.

    "Vamos com força máxima para mais essa etapa da luta contra a covid-19. As vacinas para capital foram escoltadas por via terrestre e o mesmo acontecerá com as doses que foram enviadas para outras cidades", destacou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.
     



  • Nova remessa de vacinas contra a covid-19 chega ao Graer


    25.01.2021 15h23m
    Recomendar
    Nova remessa de vacinas contra a covid-19 chega ao Graer
    Foto SSP-BA

    A nova remessa de vacina contra o novo coronavírus chegou ao Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar, no final da manhã deste domingo (24-01-2021). Os imunizantes da Astrazeneca/Oxford serão distribuídos em Salvador e cidades da Região Meteopolitana e interior.

    As vacinas foram recepcionadas por equipes das Secretarias da Segurança Pública e da Saúde e colocadas em uma sala com refrigeração especial.

    No período da tarde, os imunizantes começarão a ser distribuídos através de veículos quatro rodas, helicópteros e aviões.
     



Publicidade
Anuncie Aqui!
ACC Material de Construção
Auto Escola Trindade
Excel Radiador
Loja Langedary
Haste
FBI Investigação
Point Cell
Banner Terreno Pastor João
Auto Escola Farol
Chinelo
Contador
Auto Peças Brasil
Banner Cellular Conserto
Mariana
Lanche
Banner - Aula
Loja Point do Iphone
Banner Prefeitura janeiro 2021
Banner - Gordo Auto Peças
Colégio Intelecto
Banner Positivo
Banner - Kamila - Grafica
Banner - Emplacamento
Banner-Governo do estado Covid Final de Ano
Barracao de fogos
Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Eventos