Ano após ano, os índices de poluição atmosférica têm crescido em um nível alarmante e causado a morte de milhares de pessoas na terra. O expressivo aumento fez com que ela passasse da quinta posição para a quarta nas causas de óbitos mais recorrentes. Segundo o relatório State of Global Air 2020, a poluição do ar fez 6,7 milhões de vítimas em 2019.
Desse total, aproximadamente 500 mil correspondem à morte prematura de bebês. De acordo com o Health Effects Institute, responsável pelo levantamento, os efeitos negativos da poluição podem estar associados à redução do crescimento e do peso dos recém-nascidos, tornando-os ainda mais frágeis.
A maior parte das complicações acontecem durante a gestação e causam partos prematuros. Consequentemente, os bebês nascem com pouco peso, o que fragiliza os pulmões. Um cenário como esse não pode se tornar comum. Além do aumento anual no número de mortos, o futuro da sociedade não está tendo chances de sobrevivência.
Ainda segundo o estudo do Health Effects Institute, a Índia foi o país com o maior número de vítimas prematuras, com 116 mil casos. A longo prazo, a região enterrou ainda mais pessoas em decorrência da poluição, com 1,67 milhão somente em 2019. Para evitar que números como esses alcancem todos os continentes, medidas para reverter os danos ao meio ambiente precisam ser tomadas com a devida urgência.
Para Pedro Luiz Côrtes, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da USP, a poluição do ar já se mostrou um problema letal que atinge a todos, mas a preocupação com as mudanças climáticas ainda não está incluída na agenda prioritária de governos.
Enquanto os cuidados com a qualidade do ar estão sendo deixados de lado por parte dos representantes, certas medidas podem ser tomadas individualmente para garantir a saúde e o bem-estar. Entre elas está a adoção de um estilo de vida mais sustentável, para contribuir com o meio ambiente, e a utilização de aparelhos que melhoram a condição dentro de casa, como o purificador de ar.
Beate Ritz, epidemiologista da Universidade da Califórnia, nos EUA, alerta que os níveis de poluição estão tão elevados que podem ser comparados com Londres há 150 anos e que os ambientes internos também precisam de atenção. “A poluição do ar em ambientes internos não tem sido o foco das políticas públicas, mas deveria ser”, ressalta.
O cenário atual é preocupante e ameaçador, e a tendência é de que o número de mortes se torne ainda mais alto nos próximos anos. Por isso, devemos agir com urgência para garantir a qualidade do ar e a nossa sobrevivência no futuro.
Um jovem de prenome Murilo foi assassinado com vários tiros de pistola no final da tarde desta quarta-feira (20-01-2021), por volta das 17h40, no interior de uma loja de equipadora de Som Automotivo, localizada na Rua Barão de Cotegipe, no Centro da Cidade de Feira de San tana.
Segundo informações, a vitima estava no interior da loja, quando homens armados invadiram e deflagraram dezenas de disparos acertando me diversas partes do corpo. Ele não resistiu e morreu no interior da loja.
Não há maiores informações sobre esse homicídio. Há qualquer momento traremos informações completa.
A jovem, Luane Bispo dos Santos, 23 anos, que foi assassinada na madrugada de terça-feira (19-01-2021), em Salvador, após ser retirada de dentro de um carro de aplicativo no bairro São Cristóvão, teria se desentendido com um homem durante a festa que participava no mesmo bairro onde foi baleada. Luane era seguida por quase 80 mil pessoas no Instagram. Na descrição do seu perfil
Ainda na madrugada de terça-feira, a Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), trabalhava com uma suspeita de latrocínio. Mas, informações dão conta de que, Luane teria se desentendido com um homem durante a festa e quando seguia para casa na companhia de outras pessoas, o veículo foi interceptado por criminosos e ordenaram que ela descesse do carro e deflagraram vários tiros.
O Crime
Luane Bispo dos Santos, 23 anos foi assassinada nesta terça-feira (19/1), em Salvador. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), Luane chegou a ser socorrida para o Hospital Menandro de Faria, por volta das 3h, mas veio a óbito às 10h. Segundo informações iniciais, Luane sofreu uma tentativa de latrocínio na madrugada desta terça, em São Cristóvão.
Um casal foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (20/1) dentro de uma casa na zona rural do município de Pé de Serra, a 220 km de Salvador. Agentes da Delegacia Territorial de Riachão do Jacuípe confirmaram o caso ao Aratu On, dizendo que tudo ocorreu no povoado Santo Agostinho.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, a jovem, Letícia Souza, 15 anos foi encontrada sem roupa e com sinais de enforcamento. Por isso, não é descartada a hipótese de estupro, que será confirmado ou não após laudo do Departamento de Polícia Técnica.
O marido dela, conhecido na região como Geovane Aboiador, tinha marcas de objeto perfurante pelo corpo. Ele foi localizado a poucos metros da residência. Isso pode indicar que ele tentou correr, mas foi surpreendido.
A barbaridade foi testemunhada pela filha do casal, de apenas oito meses. A polícia suspeita que o crime ocorreu entre a noite da última terça-feira (19/1) e a madrugada desta quarta. A autoria e motivação do duplo homicídio estão sendo investigados, mas nenhuma pista ainda foi dada.
Os investigadores apuram se Letícia tinha envolvimento amoroso com uma terceira pessoa.
CONHECIDO
Geovane era conhecido na região por ser cantor. Em seu perfil pessoal no Instagram, publicava vídeos cantando e convidando os seguidores para lives nas redes sociais. O corpo dele e de Letícia foram levados para o Instituto Médico Legal.
Fonte Aratu Online
O comerciante, José Cruz dos Santos, 55 anos foi morto a tiros na noite desta terça-feira (19-01-2021), em um mercado de sua propriedade, localizado na zona rural de Dias D'Ávila, Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Segundo a Polícia Civil, José foi atingido por disparos de arma de fogo dentro do estabelecimento. Conforme o boletim diário da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o crime aconteceu por volta das 13h38, no distrito de Emboacica.
A 25ª Delegacia Territorial (DT | Dias d'Ávila) instaurou inquérito para apurar o homicídio.
Policiais da Companhia Independente de Policiamento de Guardas, prenderam três bandidos na noite de terça-feira (19-01-2021), por volta das 20 horas, no bairro Aviário. Eles foram flagrados após arremessar drogas para o interior do Conjunto Penal de Feira de Santana.
Segundo informações do Companhia de Guardas, o trio usava um veículo Gol, além de uma arma de fogo revólver calibre 38, além de porções de maconha e estilingues (badogues).
Os três e todo o material foram encaminhados para Central de Flagrante e apresentados ao delegado responsável. Guarnições da 65ª Companhia Independente de Polícia Militar (65º CIPM) e Rondesp Leste participaram da prisão do trio no apoio.
No início da manhã desta quarta-feira (20-01-2021), por volta das 06h20, um acidente automobilístico envolvendo um caminhão –baú transportando frutas e uma carreta transportando cerveja, na BR-101, próximo ao distrito de Mercês, município de São Gonçalo dos Campos.
Segundo informações DA Polícia Rodoviária federal (PRF), o caminhão baú estava com duas pessoas a bordo, o motorista e o carona, seguindo para Feira de Santana e a carreta com duas pessoas a bordos também, no sentido contrário, seguindo para a região de Cruz das Almas / Santo Antônio de Jesus, acabaram colidindo frontalmente.
Ainda de acordo com a PRF, os dois ocupantes do caminhão, morreram no local, ficaram presos nas ferragens e uma equipe do Corpo de Bombeiro de Feira de Santana foi até o local e retiraram as vítimas. Os dois ocupantes da carreta ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA).
Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana, foram ao local e realizaram os levantamentos cadavéricos. Os corpos foram encaminhados para o DPT onde será feito as necropsias. As vitimas que foram socorridas para o HGCA, uma já recebeu alta e outra permanece internada.
Um homem ainda não identificado morreu na manhã desta terça-feira (19-01-2021), no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), após trocar tiros com policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) a conhecida Caatinga do município de Xique-Xique.
Segundo informações da polícia, a troca de tiros ocorreu na BA -052, a conhecida Estrada do Feijão, nas proximidades de uma pedreira, localizada na Vila São José no município de Feira de Santana.
Ainda de acordo com a polícia, os militares da Caatinga estavam vindo do município de Baixa Grande conduzindo uma pessoa que teria sido vítima de disparos de arma de fogo. Ao passarem próximo do entroncamento do distrito de Bomfim de Feira, foram parados por uma pessoa.
Essa pessoa informou a caatinga que bandidos estavam praticando assaltos. Os policiais seguiram e adiante avistaram dois criminosos roubando uma motocicleta. Quando os ladrões perceberam a presença da polícia atiraram contra a guarnição e fugiram para um matagal. O tiroteio foi iniciado e um dos assaltantes foi baleado e socorrido para o HGCA, mas não resistiu.
A motocicleta foi recuperada e com bandido que não resistiu os policiais apreenderam um revolver de calibre 38.
As primeiras doses da vacina Coronavac, em Feira de Santana, foram aplicadas na manhã desta terça-feira (19-01-2021), em duas enfermeiras que fazem parte da linha de frente do combate ao coronavírus no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA. Laíse Bastos (33) e Raiane Pereira (30), atuam nas UTIs Covid do HGCA.
De acordo com a direção do hospital, a prioridade é vacinar inicialmente os profissionais que trabalham diretamente com pacientes com o vírus. “Estamos com 38 pacientes internados nas unidades de covid 19 no Clériston Andrade. Imunizar nossos funcionários será uma grande vitória, para continuarmos nesta guerra contra a Covid”, comemorou Dr. José Carlos de Carvalho Pitangueira, diretor-geral do HGCA.
O coordenador do Núcleo Regional de Saúde, Edy Gomes, participou do ato e como enfermeiro aplicou a primeira dose da vacina na enfermaria Laíse Bastos. Ele informou que 13.200 doses chegaram nesta manhã em Feira de Santana. Prioritariamente serão aplicadas nos profissionais que assistem diretamente às vítimas do coronavírus, idosos institucionalizados e indígenas, conforme preconizou o Ministério da Saúde.
Ascom HGCA
Na tarde de segunda-feira (18-01-2021), uma ossada humana foi encontrada em um terreno baldio, localizado na Avenida Rio de Janeiro, nas proximidades da altura do KM 7 da BR-324, em Feira de Santana.
Segundo a perícia técnica, a área onde os restos mortais foram encontrados teve a vegetação queimada. Policiais da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), sob o comando da delegada Claudia Pulgliesse, compareceram ao local e realizaram o levantamento dos restos mortais e encaminhou para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central apreenderam fuzil e submetralhadora, na cidade de Jequié. O flagrante ocorreu, no sábado (16-01-2021), durante patrulha rural.
Os militares realizavam incursões na localidade conhecida como Inferninho, no bairro de Alto da Bela Vista, quando encontraram homens armados. Houve confronto, parte do grupo escapou, mas um traficante de 20 anos foi alcançado.
No local, os PMs encontraram um fuzil calibre 7,62, uma submetrahadora calibre 9mm, carregadores, munições, porções de maconha, cocaína e crack, além de um celular e 200 reais.
Uma perseguição a integrantes de uma facção acabou com 5 mil porções de drogas e uma granada localizadas enterradas, na cidade de Simões Filho. Flagrante da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) ocorreu, na manhã deste domingo (17-01-2021).
Os militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) receberam uma denúncia sobre traficantes, na localidade Recanto do Sol. Durante incursão houve confronto e os criminosos conseguiram escapar.
Percebendo uma parte do solo remexida, os PMs decidiram escavar o local. Enterrados foram localizados uma granada, três mil pinos e sete tabletes de cocaína, 1.820 buchas e 43 tabletes de maconha, um quilo de crack, 17 mil embalagens plásticas, um adaptador para pistola e quatro balanças.
O material foi apresentado na 22ª Delegacia Territorial (DT) de Simões Filho.