Banner - Estado Emabasa Abril 2021
Em cima da hora:
UPE abre inscrições para cursos de idiomas e informática nesta segunda
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Covid-19: Projeto S, do Butantan, imunizarará maior parte dos moradores de Serrana

    Cerca de 30 mil moradores da região receberão as duas doses da CoronaVac, para que pesquisadores avaliem os efeitos da vacinação no combate à Covid-19
    23.03.2021 16h12m
    Recomendar
    Covid-19: Projeto S, do Butantan, imunizarará maior parte dos moradores de Serrana
    Foto Crédito: iStock


    Um estudo inédito realizado pelo Instituto Butantan, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, está acontecendo em uma cidade do interior de São Paulo. O chamado Projeto S tem como objetivo imunizar os 30 mil moradores da região que possuem mais de 18 anos, para avaliar os efeitos da CoronaVac contra a Covid-19.

    Serrana foi a cidade escolhida com base em três critérios: é um município pequeno, tem 45 mil habitantes no total, apresentava taxa de contaminação elevada e está localizado próximo a um centro de pesquisa. Toda a região foi dividida em quatro grupos, sendo verde, amarelo, cinza e azul, e seguirá esta ordem para a imunização.

    A primeira dose da vacina começou a ser distribuída em 17 de fevereiro e já vacinou cerca de 97,3% do público. A última etapa da imunização começou em 17 de março e levará aproximadamente quatro semanas para ser finalizada. A expectativa é de que, em meados de maio, o Instituto Butantan divulgue as primeiras conclusões da pesquisa.

    Os participantes do estudo precisam assinar um termo de consentimento, fazer exame de sangue e ficar em observação após a vacinação – este processo pode levar até uma hora e meia. Quem demonstrou interesse, mas perdeu os prazos para a imunização, deverá aguardar o calendário nacional.

    Atualmente, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 está vacinando apenas indígenas, idosos e profissionais da saúde, como os formados na faculdade de enfermagem, medicina, fisioterapia, psicologia, entre outros. Uma pesquisa como esta permite obter resultados a nível populacional, antes da imunização em massa.

    Para o diretor de estudos clínicos do Instituto Butantan, Ricardo Palacios, a iniciativa brasileira tem muito o que contribuir no combate à pandemia. “É um estudo importante para todos nós. Importante para Serrana, para o estado de São Paulo, para o Brasil e para o mundo. Com base no que vamos aprender aqui, poderemos contar para o restante do mundo qual o efeito de fato da vacinação contra a Covid-19”, declara.

    Além de avaliar a eficiência da CoronaVac na diminuição da taxa de transmissão do vírus, o Projeto S vai ajudar os pesquisadores a identificar com maior precisão a maneira que a vacina irá impactar no número de internações e mortes, no tempo que a cidade vai levar para adquirir a imunidade de rebanho e os efeitos indiretos na economia, a partir da maior circulação de pessoas.



  • Traficante morre após trocar tiros com policiais em Vera Cruz três armas foram apreendidas


    23.03.2021 15h46m
    Recomendar
    Traficante morre após trocar tiros com policiais em Vera Cruz três armas foram apreendidas
    Foto Divulgação

    Três armas foram encontradas por equipes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Vera Cruz), durante ação ostensiva, na localidade conhecida como Baiacú, município de Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador. O flagrante ocorreu, na noite de segunda-feira (22-03-2021).

    Segundo o comandante da 5ª CIPM, major Fábio Sávio Cardozo Macedo, os policiais faziam rondas quando receberam a informação de um grupo armado abordando moradores. “A quadrilha criminosa verificava se rivais estavam entrando na localidade”, contou.

    Quando os militares chegaram no local foram recebidos a tiros e revidaram. Parte do bando fugiu, mas um homem foi encontrado com um revólver calibre 38, uma garrucha de fabricação caseira e uma espingarda. O criminoso acabou ferido, foi socorrido para o Hospital Geral de Itaparica, mas não resistiu.

    O material foi apresentado na 25ª Delegacia Territorial (DT) de Vera Cruz.



  • Quadrilha acusada de furtos a caixas eletrônicos é interceptada: duas mulheres no meio


    23.03.2021 15h38m
    Recomendar
    Quadrilha acusada de furtos a caixas eletrônicos é interceptada: duas mulheres no meio
    Foto SSP-BA

    Três homens e duas mulheres suspeitos de crimes contra instituições financeiras foram presos, na noite da segunda-feira (22-03-2021), após ação interagências da Secretaria da Segurança Pública com a Polícia Federal. O quinteto foi alcançado na BR-116, próximo ao município de Vitória da Conquista.

    O grupo estava sendo monitorado pelas equipes da PF e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste, após informações da prática de furtos de depósitos feitos em caixas eletrônicos, naquela região. No momento que seguiam para Conquista, em um veículo Renault Captur, de cor branca e placa QUI 6072, eles foram interceptados.

    “O cerco foi montado próximo a entrada de Conquista e não houve resistência. Eles não imaginavam que estavam sendo monitorados”, contou o comandante da Cipe Sudoeste, major Marcos Paulo Moreira Gonzaga.

    Com o quinteto foram encontrados 11 cartões bancários, quatro comprovantes de depósitos, R$ 466, um transformador de voltagem, uma furadeira portátil, uma haste de metal, seis chapas de eucatex, um rolo de fita dupla face e três celulares.

    Todo o material foi encaminhado, acompanhado do quinteto, para a Delegacia de Polícia Federal (DPF) de Vitória da Conquista.



  • Covid-19: ARTIGO - É preciso estancar a escalada da morte


    23.03.2021 14h11m
    Recomendar
    Covid-19: ARTIGO - É preciso estancar a escalada da morte
    Foto Robert Alves


    Renata Abreu


    O vírus não será nocauteado com negacionismo, obscurantismo, discursos raivosos ou frases ofensivas. Nosso país está sob alto risco, não há mais UTIs, pessoas estão morrendo na fila por socorro médico. Já começam a faltar remédios e novamente oxigênio.

    São quase 3 mil lápides por dia. A linha de frente da Saúde dá sinais de exaustão e abalo emocional, sentindo-se impotente diante de tantos óbitos. Tem gente de todas as idades e classes sociais morrendo na calçada, sentada no setor de triagem, no chão da recepção. Imagine ter de escolher quem deve ser salva e quem vai morrer porque não há leito para todos. Isso é cruel demais!

    Temos de estancar a escalada de morte. Mas as medidas para frear a doença só terão efeito se forem tomadas em conjunto pelos governos federal, estaduais e municipais. E com o envolvimento consciente e humanitário da população. Esse é o pacto nacional que o Brasil precisa, envolvendo a todos, sem exceções, nesta luta pela preservação de vidas, salvando os doentes e ajudando os que têm fome, os desempregados e os micro e pequenos empresários (hoje, na condição de desempresários).

    A sensatez e a responsabilidade precisam prevalecer nas atitudes. Em momentos de crise, como agora, é fundamental exercer a empatia, colocar-se no lugar de quem está sofrendo por falta de ar ou falta de comida. Não podemos desdenhar do sofrimento alheio. Não se trata de mimimi, estamos diante da mais grave guerra epidemiológica do planeta.

    Não existe o Brasil de Bolsonaro nem o Brasil de Lula ou de quem quer que seja. Existe, isso sim, o Brasil dos brasileiros. É por esse Brasil que devemos lutar, unidos numa força só! No Brasil ainda predomina a visão de que presidente da República é o salvador da Pátria. Isso não existe. Mas compete a ele, como comandante da Nação, ser pacificador e conciliador. E neste terrível momento que atravessamos, ser o indutor de políticas nacionais eficazes de combate ao vírus. Afinal, vidas brasileiras importam!

    Sair às ruas porque não concorda com a restrição de circulação de pessoas não intimida a Covid-19. Aglomerar porque não gosta do governador A ou do prefeito B não surte efeito diante da voracidade do vírus. Aliás, a Covid-19 ‘adora’ aglomeração. Estamos atravessando o maior colapso sanitário e hospitalar da história. Os números não mentem: o sistema de saúde está sobrecarregado, o consumo de remédios está tão intenso e há risco de faltarem medicamentos nos hospitais nos próximos dias. Vivemos o pior momento da pandemia em um ano.

    Quanto mais voraz for a pandemia pior será para recuperação da economia. Os embates políticos precisam ser deixados de lado. Nosso País precisa de lucidez, de mobilização e união de governantes e parlamentares, das entidades religiosas e de classes, sindicatos, ONGs, artistas, movimentos sociais, líderes de diversos segmentos, enfim, todos juntos para frear o avanço o vírus e, conjuntamente, ajudar a quem mais precisa. Há de ter compaixão pelos que estão sofrendo todas as consequências dessa pandemia. O coletivo precisa se sobrepor ao individual. Só assim venceremos essa guerra invisível.

    Enquanto não houver vacinação em massa, precisamos voltar estender a mão a quem precisa, como fizemos ano passado. Eu continuo me doando ao próximo. Cresci vendo meus pais se dedicando aos mais vulneráveis, e essa passou a ser também a minha missão como cidadã e brasileira. Cada vida perdida é uma derrota nesta batalha. Vamos virar esse jogo!

    Renata Abreu é presidente nacional do Podemos e deputada federal por São Paulo



  • Dois autuados em novo horário de toque de recolher na BA


    23.03.2021 11h08m
    Recomendar
    Dois autuados em novo horário de toque de recolher na BA
    Foto Divulgação

    Duas pessoas foram autuados por desobediência ao toque de recolher, que passou a funcionar em novo horário. Das 18h de segunda-feira (22-03-2021) até as 5h desta terça-feira (23), dois infratores foram flagrados, na cidade de Camaçari. Em Salvador e cidades do interior não houve registro.

    Os dois casos na Região Metropolitana de Salvador (RMS) aconteceram na localidade de Vila de Abrantes, município de Camaçari. A dupla foi autuada nos artigos 268 (Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa) e 267 (Causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênicos).

    Desde o dia 19 de fevereiro de 2021, quando foi colocado em vigor o toque de recolher na Bahia, 262 pessoas foram autuadas por desrespeito ao decreto estadual. Em Salvador ocorreram 29 flagrantes, na RMS a polícia registrou 24 casos e no interior as forças de segurança contabilizaram 209 ocorrências.
     



  • Cães da 33ª CIPM localizam mulher desaparecida em manguezal


    23.03.2021 11h00m
    Recomendar
    Cães da 33ª CIPM localizam mulher desaparecida em manguezal
    Foto Divulgação

    Uma jovem de 25 anos, desaparecida há cerca de 15h, em um manguezal, na cidade de Valença, foi localizada, na tarde desta segunda-feira (22-03-2021), graças ao faro das cadelas Kyra (Pastor-belga Malinois) e Sura (Bloodhound) da 33ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Valença). Através da técnica de mantrailing (busca utilizando o odor), os animais chegaram até a mulher. O Subgrupamento de Bombeiros Militar também participou das buscas e do resgate.

    Os militares foram informados, através do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) do sumiço da jovem, no distrito de Guaibim, na noite de domingo. Familiares da moça entregaram roupas paras as guarnições, que foram usadas com as cadelas Kyra e Sura. As buscas, com suporte do adestrador Antônio, foram iniciadas, mas, a escuridão dificultou o trabalho.

    Na manhã desta segunda-feira, o trabalho foi retomado até que a dupla canina encontrou a mulher, com ferimentos leves, desidratada e muito assustada dentro de um manguezal. Familiares da jovem de 25 anos foram chamados e se emocionaram durante reencontro. A jovem foi resgatada, recebeu os primeiros atendimentos no local, com apoio do Samu, e em seguida foi encaminhada para o Hospital de Valença.



  • Covid-19: Profissionais de Saúde do Hospital Clériston Andrade recebem homenagem


    22.03.2021 18h47m
    Recomendar
    Covid-19: Profissionais de Saúde do Hospital Clériston Andrade recebem homenagem
    Foto Divulgação

    Governo do Estado faz homenagem aos profissionais que estão atuando nos hospitais do interior da Bahia, principalmente àqueles na linha de frente do combate à Covid-19.

    As homenagens, sempre às 17h, começam nesta segunda-feira (22-03-2021), no Hospital Cleriston Andrade, em Feira de Santana, onde atuam 2.350 profissionais.

    Veja a Homenagem:

    A ação segue para o Hospital Prado Valadares, em Jequié, na terça-feira (23); Hospital Geral de Vitória da Conquista, na quarta (24); e encerra no Hospital Costa do Cacau, em Itabuna, na quinta (25).

    Com um músico cantando canções regionais, um telão de seis metros montado na área externa das unidades de saúde vai projetar a imagem desses heróis que se esforçam diariamente para salvar a vida de milhares de baianos.
     



  • Operação da Civil e Militar prfende traficantes e apreende Submetralhadora, pistolas e 154 kg de drogas

    Mais de 106 quilos de maconha prensada, 36,8 quilos de cocaína e 11 quilos de crack, uma submetralhadora, quatro pistolas calibre 9 milímetros, um revólver calibre 44, carregadores para pistola, 38 munições para as armas e três balanças
    22.03.2021 18h39m
    Recomendar
    Operação da Civil e Militar prfende traficantes e apreende Submetralhadora, pistolas e 154 kg de drogas
    Foto Polícia Civil

    Cento e cinquenta quilos de maconha, cocaína e crack, uma submetralhadora, quatro pistolas e um revólver foram localizados enterrados, na segunda fase da 'Operação Nero'. A ação conjunta das polícias Civil e Militar foi realizada, na manhã desta segunda-feira (22-03-2021), em Eunápolis, no Extremo Sul baiano.

    Dois traficantes flagrados com o material, no assentamento Santa Rita, situado no distrito de Teixeira do Progresso, zona rural da cidade de Mascote, acabaram presos em flagrante. Foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão.

    Mais de 106 quilos de maconha prensada, 36,8 quilos de cocaína e 11 quilos de crack, uma submetralhadora, quatro pistolas calibre 9 milímetros, um revólver calibre 44, carregadores para pistola, 38 munições para as armas e três balanças estavam em tonéis desenterrados no quintal da casa ocupada pelos criminosos.

    O delegado Moisés Damasceno, titular da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Eunápolis), enfatizou a captura dos dois irmãos, comparsas no tráfico no município. “Um deles era uma importante peça na cadeia de comando da organização criminosa atuante em Eunápolis e região”, frisou o coordenador da operação.

    “Na primeira fase identificamos e alcançamos, com apoio também da polícia de São Paulo, integrantes do grupo criminoso responsável por incendiar um caminhão de coleta de lixo e três ônibus, entre os meses de outubro e novembro de 2020, em Eunápolis, para inibir a ação policial aterrorizar a população”, lembrou Damasceno. Ele informou ainda que “quatorze envolvidos nos crimes já foram localizados”.

    De acordo com o major Anílton Silva de Almeida, comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Mata Atlântica, o faro apurado dos cães policiais Luke e Zorro, ambos da raça pastor-belga-malinois, foi fundamental para a localização do material enterrado pelos criminosos para dificultar a atividade policial.


    A dupla e o material foram encaminhados para a 23ª Coorpin, onde permanecem à disposição da Justiça.

    Integraram a ação conjunta policiais da 23ª Coorpin com apoio da Cipe Mata Atlântica, 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), ambas sediadas em Eunápolis.



  • CPRL divulga resultado da Operação Toque de Recolher de domingo


    22.03.2021 18h33m
    Recomendar
    CPRL divulga resultado da Operação Toque de Recolher de domingo

    Em toda região leste da Bahia, cumprindo as determinações dos decretos estadual e municipal, que preveem normas de combate ao avanço do novo Coronavírus, a Polícia Militar da Bahia, através do Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL), e os órgãos municipais deram início a Operação Toque de Recolher neste domingo (21).


    Tendo seu início às 20h e se estendendo até às 05h de segunda-feira (22). Em Feira de Santana foram registrados, 105 fechamentos de estabelecimentos por descumprimento dos decretos; 131 orientações ao público, 81 deslocamentos originados por denúncias de descumprimento da determinação e nove encerramentos de festas/ paredão.


    Em toda a região leste a Polícia Militar contabilizou uma condução por desobediência, 16 encerramentos de festas/paredão, 158 fechamentos de estabelecimentos por descumprimento dos decretos, 452 orientações ao público e 151 deslocamentos por denúncias de descumprimento da determinação.


    "Estamos travando uma batalha contra um inimigo invisível e a nossa meta é vencê-lo! Por isso mais do que nunca precisamos da compreensão e colaboração da sociedade nessa luta em prol da saúde e da segurança de todos", destacou o Coronel PM Nilton Paixão, comandante do CPRL.



  • Polícia Militar realiza reunião de alinhamento com a presença de representante da Polícia Civil


    22.03.2021 16h53m
    Recomendar
    Polícia Militar realiza reunião de alinhamento com a presença de representante da Polícia Civil
    Foto Divulgação

    Na manhã desta segunda-feira (22-03-2021), a Polícia Militar da Bahia, através do Comando de Policiamento da Região Leste – CPRL, realizou no auditório da Unidade, reunião de alinhamento de ações policiais, na cidade Feira de Santana.

    A reunião contou com a presença do coronel PM Nilton Paixão, comandante do CPRL, que recepcionou o coordenador regional da Polícia Civil, delegado Roberto Leal, além dos comandantes das Companhias Independentes, sediadas na cidade.

    O objetivo do encontro foi traçar metas e medidas para o enfrentamento a criminalidade, visando principalmente a redução nas taxas dos Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI, que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

    Após o encontro, o coronel PM Nilton Paixão, se reuniu com oficiais da Unidade, quando na oportunidade, expressou anseio de otimização do Serviço de Valorização Profissional – SEVAP, em atendimento aos policiais militares da região.
     



  • Mais um jovem é assassinado dentro de residencial em Feira de Santana


    22.03.2021 16h51m
    Recomendar
    Mais um jovem é assassinado dentro de residencial em Feira de Santana
    Foto Central de Polícia

    A Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), registrou mais um homicídio neste domingo (21-03-2021), em Feira de Santana. O 5º do dia aconteceu na noite, no interior do Residencial Solar da Princesa, localizado no bairro Santo Antônio dos Prazeres, em Feira de Santana.


    Segundo informações da polícia, Diêgo de Oliveira Xavier, 25 anos, foi assassinado a tiros na lateral do bloco 26, do Condomínio. Ele conversava com amigos, quando criminosos se aproximaram e efetuaram vários disparos acertando a cabeça, costas e nádegas.


    Ainda de acordo com a polícia, Diego não resistiu e morreu no local, enquanto os assassinos fugiram.


    Plantonistas da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), sob o comando do delegado Felipe Ghiraldelli, compareceram ao local do crime, onde realizaram o levantamento cadavérico e iniciaram as primeiras investigações.


    O corpo de Diêgo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
     



  • Jovem é assassinado dentro de residencial no Feira VII


    22.03.2021 16h50m
    Recomendar
    Jovem é assassinado dentro de residencial no Feira VII
    Foto Divulgação Central de Polícia

    O jovem, Romário Pereira da Silva Júnior, 24 anos foi assassinado a tiros na tarde de domingo (21-03-2021), no interior do Residencial Vida Nova, localizado na Rua Cândido Abreu, Conjunto Feira VII, em Feira de Santana.

    Segundo informações da polícia, Romário conversava com amigos quando criminosos a bordos de um veículo se aproximaram e deflagraram vários tiros acertando as costas e abdômen. A vítima não resistiu e morreu no local, enquanto os assassinos fugiram tomando rumo ignorado.

    Policiais plantonistas da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), sob o comando da delegada Dorean dos Reis Soares, compareceram ao local do crime, onde realizaram o levantamento cadavérico e iniciaram as primeiras investigações.

    O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser a necropsia. Romário morava na Rua El Salvador, próximo ao local do crime.



Publicidade
Anuncie Aqui!
Banner - Estado Emabasa Abril 2021
Auto Peças Brasil
Pet Shop Belly
Radiador
Banner Estado - Vacina Russa - 12 a 26 de Abril
Loja Langedary
Tinga
banner Terreno João Filho 2
Contador
Banner Estado Saúde Gov do estado Vacina Russo
Excel Radiador
Vacina Sim
Lanche
Banner Prefeitura / Omposto de Renda
Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Eventos